O presidente do Sindicato, Eduardo Araújo, e a presidenta da Associação dos Economiários Aposentados do Distrito Federal, Marlene Dias, durante o evento
(Brasília) - Quem dedicou uma vida inteira para o crescimento do país merece comemorar todos os anos de trabalho em grande estilo. E foi assim que as bancárias e bancários aposentados festejaram sua data na sexta-feira (24) durante encontro realizado na Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do DF (Apcef-DF).
Presidente do Sindicato, Eduardo Araújo participou da atividade homenageando todos os trabalhadores. Também representaram o Sindicato no encontro os diretores Cida Sousa, Wandeir Severo, Fabiana Uehara e Vanessa Sobreira.
“Mesmo aposentados, os bancários continuam com o forte apoio do Sindicato em todas as instâncias. Além das inúmeras ações na Justiça reivindicando direitos para este segmento, o Sindicato incentiva e realiza atividades culturais e de lazer”, afirma Eduardo Araújo, ao parabenizar os aposentados e aposentadas pelo grande esforço e dedicação.
Durante a atividade na Apcef-DF, que reuniu bancários de diversas instituições financeiras, os trabalhadores participaram de um passeio de barco pelo Lago Paranoá. Após o tour pelas águas candangas, que contou com um guia explicando a história do DF e do lago, os aposentados almoçaram, assistiram apresentações musicais e ainda participaram de um sorteio de brindes.
“É com grande alegria e satisfação que mais uma vez realizamos esta atividade para homenagear os aposentados. Nós temos a grata satisfação de reunir aqui trabalhadores que contribuíram para a construção da Caixa que temos hoje, além de diversas outras instituições financeiras”, destaca a presidenta da Associação dos Economiários Aposentados do Distrito Federal (AEA-DF), Marlene Dias, que também é diretora da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CN/CUT).
Os aposentados participaram ativamente da construção da história do Sindicato e da luta dos bancários por melhores condições de trabalho. Muitos foram protagonistas na luta que resultou em conquistas como ampliação da licença-maternidade, aumento real nos salários, equidade de gênero, entre outros itens.
O Dia do Aposentado
O 24 de janeiro foi escolhido Dia do Aposentado porque nesta data, em 1923, ocorreu a assinatura da Lei Eloy Chaves, após intensa pressão dos trabalhadores. A lei criou a caixa de aposentadorias e pensões para os empregados de todas as empresas privadas de estradas de ferro existentes, até então uma das categorias mais fortes do país. Foi um marco histórico da Previdência Social, que até então atendia apenas os funcionários do governo federal. A Lei Eloy Chaves consolidou a base do sistema previdenciário brasileiro. Eloy Lopes é o nome do deputado de São Paulo que propôs a lei.
Em 1934, a primeira greve nacional dos bancários conquistou aposentadoria aos 30 anos de serviço e 50 anos de idade, estabilidade após 2 anos de serviços público e privado e criação do Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Bancários (IAPB), desmantelado posteriormente pela ditadura militar de 1964.
Rodrigo Couto
Do Seeb Brasília