Por Marcela Brito - SEEB-Mato Grosso
Cuiabá MT - O primeiro dia de greve dos bancários começou forte em Mato Grosso com 180 agências paralisadas. A adesão foi de 100 % na Grande Cuiabá, sendo todas as 116 agências em Cuiabá e 19 de Várzea Grande nesta terça-feira (30). A expectativa do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT) é aumentar a greve com as agências do interior. Neste primeiro dia houve entrega de carta aberta à população e diálogo com clientes.
A greve dos bancários foi definida na assembleia do dia 25 de setembro e reafirmada na assembleia desta segunda-feira (30) após os bancos oferecerem um índice de reajuste salarial de 7,35% e nenhuma proposta nos itens saúde do trabalhador, mais contrações para reduzir as longas filas e não houve avanços na parte de segurança bancárias, por exemplo. A luta da categoria é por reajuste de 12,5%, PLR maior, vale cultura para todos os bancários, entre outros.
O presidente do Sindicato, José Guerra, observa que os bancos mantêm a postura da ganância e deixam trabalhadores e clientes sem valorização e respeito. “Os bancos já tiveram R$ 28,5 bilhões de lucros no primeiro semestre deste ano, ou seja, há sim condições de atender nossas reivindicações. Queremos melhorias para os bancários e para a população que utiliza os serviços diariamente. Nossa greve tende a aumentar e vamos nos manter firmes para arrancar uma proposta decente. Vamos com a categoria unida para o segundo dia de paralisação. Tivemos adesão total em Cuiabá e Várzea Grande e a tendência é aumentar no interior”.
Os municípios que já entraram no movimento de greve em Mato Grosso são Cuiabá, Várzea Grande, Barra do Bugres, Cáceres, Campo Novo dos Parecis, Lucas do Rio Verde, Nobres, Tangará da Serra, Sorriso, São José dos Quatro Marcos, Rio Branco, Nova Mutum, Alta Floresta, Pontes e Lacerda, Mirassol do Oeste, Rondonópolis, Barra do Garças, Confresa, Canarana, Aragarças, e Jaciara.