(Brasília) - Com uma reunião de manhã sobre políticas sociais e a realização à tarde da Plenária das Mulheres, começa nesta quinta (29) a 14ª Plenária Estatutária da CUT Brasília. O encontro se estende até o dia 31, no Hotel Laguna, no Núcleo Bandeirante, em Brasília, reunindo mais de 280 delegados e delegadas das 90 entidades do Distrito Federal e Entorno filiadas à Central.
A reunião dos dirigentes de Políticas Sociais dos sindicatos de manhã tem o objetivo de ampliar a organização de coletivos nas áreas de igualdade de raça, gênero e orientação sexual e de deficientes, bem como de fortalecer outras lutas dos movimentos sociais, como as campanhas já em andamento pela reforma política e pela democratização dos méis de comunicação.
Na Plenária de Mulheres, à tarde, as palestras sobre conjuntura e desafios para trabalhadoras serão feitas pela deputada federal Erika Kokay (PT-DF), pela professora Rejane Pitanga, ambas ex-presidentes da CUT Brasília, e por Soninha Coelho, da Marcha Mundial de Mulheres. Ao final do dia, sob coordenação da secretária de Mulheres Trabalhadoras da CUT Brasília, Maria da Graça de Sousa, as delegadas discutem e aprovam resoluções pela igualdade de direitos e representação e contra o assédio e a violência contra mulheres.
Nos outros dois dias da 14ª Plenária, ocorrerão palestras do cientista político Antonio Lassance, do ex-presidente do Sindicato dos Bancários e fundador da CUT, Jacques Pena; e do secretário nacional de Organização e ex-presidente da CUT Brasília, Jacy Afonso. As exposições oferecerão subsídios e instigarão o debate para a formulação de propostas de lutas.
Haverá espaço para lideranças de movimentos sociais apresentarem as campanhas em andamento em vários campos.
Veja a programação de hoje:
Dia 29 de maio:
• 8h às 18h – Credenciamento dos delegados e delegadas
• 11h – Reunião das Secretarias de Políticas Sociai
• 14h às 14h30 – Abertura da Plenária das Mulheres
• 14h30 às 15h30 – Análise de Conjuntura Internacional e Nacional
Debatedora: Erika Kokay – Deputada Federal PT/DF e foi presidente da CUT Brasília
• 15h30 às 16h30 – Conjuntura Distrital
Debatedora: Rejane Pitanga – foi presidente da CUT Brasília
• 16h30 às 17h30 – Os desafios da conjuntura para as mulheres trabalhadoras
Debatedora: Soninha Coelho – Militante da Marcha Mundial de Mulheres
• 17h30 – Debate e votação das resoluções
Mediadora: Maria da Graça Sousa – Secretária de Mulheres Trabalhadoras da CUT
• 18h30 – Encerramento
Fonte: CUT-DF