Atividade está marcada para o dia 5 de novembro, no auditório da Central
Escrito por: CUT-DF
(Brasília) - Com o objetivo de aprofundar o conhecimento e a discussão da autossustentação financeira da CUT – Nacional, Estaduais e Estrutura Vertical – como uma prioridade política e estratégica da Central, a CUT-DF realizará no dia 5 de novembro a 1ª Plenária do Orçamento Participativo. A atividade será das 9h às 17h, no auditório Adelino Cassis, que fica na sede da Central.
Conforme deliberado pela Direção Nacional da CUT, o Orçamento Participativo deve servir como um instrumento de democratização da gestão financeira da CUT, dando espaço para fortalecer a capacidade da Central de gerar recursos para, então, dar respaldo financeiro ao planejamento e à execução dos planos de ação.
"Planejamento participativo é importante para poder realizar sonhos. Precisamos organizar para realizar os sonhos, e não apenas sonhar”, avalia o secretário de Administraçõa e Finanças da CUT-DF, Julimar Roberto.
Para o presidente da CUT-DF, Rodrigo Britto, o Orçamento Participativo interfere diretamente na luta dos sindicatos e nas conquistas dos trabalhadores. “Só com o planejamento asseguraremos o enfrentamento aos patrões na busca por melhores condições de trabalho e de vida e na luta pela hegemonia dos trabalhadores dentro da sociedade”, avalia.
PROGRAMAÇÃO
9h - Abertura política
9h30 - Princípios do sistema de Arrecadação Estatutária e do Orçamento Participativo (OP)
Apresentação e debate em plenário
12h - Metodologia do OP
Apresentação e esclarecimentos
Almoço
14h - Levantamento das demandas e necessidades político-financeiras no estado
trabalho em grupo
16h - Apresentação da síntese dos trabalhos em grupo
17h - Situação político-financeira estatutária da CUT Nacional e Estadual
comparativo entre receita e despesas, potencial de arrecadação, inadimplência, atualização e regularização das mensalidades
18h – encerramento