Brasília - O Sindicato empossou 144 delegados sindicais do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e do BRB, na sexta-feira (26), no Teatro dos Bancários. Considerados peças-chave para a organização da categoria nos locais de trabalho, os representantes receberam as boas-vindas dos dirigentes sindicais, que exaltaram a importância da atuação de cada um.
Presidente do Sindicato, Eduardo Araújo destacou que, “de imediato, os delegados têm a missão de fortalecer a Campanha Nacional 2014, que neste momento precisa de união e força da categoria”.
O secretário de Assuntos Jurídicos da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN), Juliano Rodrigues, bancário do Bradesco, ressaltou: “Vocês são fundamentais para reforçar a greve que se avizinha. Vamos precisar muito da contribuição de todos”.
Já a secretária-geral do Sindicato, Cida Sousa, bancária do BRB, assinalou que é preciso ter coragem para assumir uma tarefa que muitos não se dispõem a fazer, “que é lutar pelos direitos da categoria bancária”.
O papel do delegado sindical também foi exaltado pelo secretário de Finanças do Sindicato, Wandeir Severo, empregado da Caixa. “É uma função simples, mas importante, uma vez que é o ponto focal no local de trabalho, onde nasce qualquer movimento organizado e que pretenda angariar melhores condições de vida para a categoria”.
Secretário de Formação Sindical, Antonio Abdan, que é empregado da Caixa, falou sobre a importância de resgatar o modelo antigo de greve, quando a categoria se envolvida realmente na luta por melhores condições de vida. “Precisamos contagiar o movimento em tempo integral. O sucesso da campanha será medido pela mobilização. Para isso, é fundamental a união de todos”.
Papel dos delegados
Eleitos democraticamente pelos bancários, o representante de base é imprescindível para a organização nos locais de trabalho, pois dinamiza a atividade sindical, a resolução de conflitos, auxilia na construção das campanhas coletivas, dentre outras atividades relativas a empregados e empregadores.
Elis Regina, empregada da Caixa, é delegada sindical há três anos. Para ela, o papel do delegado é fundamental. “Temos a responsabilidade de estar levando para os demais colegas das unidades a real situação num momento de greve como esse agora. Acho a função gratificante e espero mais uma vez poder colaborar com os colegas bancários”, comentou.
Atividades do delegado
• Representar os funcionários da dependência junto ao Sindicato;
• Encaminhar reivindicações específicas;
• Acompanhar o cumprimento dos contratos coletivos, da legislação trabalhista e previdenciária;
• Promover o diálogo entre os funcionários para apresentar críticas e sugestões para melhoria das condições de trabalho, bem como conciliar conflitos individuais.
Direitos
• Podem se ausentar para participação em atividades sindicais com a quantidade de dias definidas no acordo de cada banco. A ausência nestas condições será considerada como falta abonada e dia de trabalho efetivo para todos os efeitos legais;
• O representante sindical de base não poderá ser removido do seu local de trabalho durante a vigência do mandato;
• A ação do representante sindical de base é livre, bem como o acesso a comunicação com os demais colegas de trabalho;
• Fica vedada a dispensa do empregado eleito delegado sindical, a partir do momento do registro de sua candidatura até 1 (um) ano após o final do seu mandato, salvo se cometer falta grave.
Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília