Brasília - Com o apoio do Sindicato, os bancários organizaram, na sexta-feira (26), uma manifestação em frente à agência do BicBanco de Brasília, localizada no Setor Comercial Sul, para protestar contra a postura antissindical e abusiva da instituição financeira, que está pressionando constantemente dirigentes sindicais de todo o país a voltarem a trabalhar nas unidades bancárias. A agência ficou fechada durante o dia.
“O BicBanco está descumprindo a nossa Convenção Coletiva de Trabalho quando tem uma postura de coagir os dirigentes sindicais para voltar ao trabalho no banco. Nosso papel como dirigente sindical, que representa os bancários, é muito importante e deve ser respeitado pela empresa. Estamos no momento crucial da nossa Campanha Nacional 2014 e o que realmente esperamos do banco é que ele avalie nossas reivindicações e melhore as condições de trabalho e atendimento, ao invés de tentar nos desmobilizar”, destaca Matuzalém Albuquerque, funcionário do BicBanco e diretor da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN).
Além das queixas referentes à postura arbitrária com os dirigentes sindicais, o Sindicato também tem recebido diversas denúncias de assédio moral e reclamações sobre diferenças nos valores do auxílio-educação entre os funcionários do banco.
Durante a paralisação dos bancários, o Sindicato distribuiu um panfleto para a população explicando as reivindicações dos bancários e os problemas enfrentados no BicBanco.
Após o ato, que contou com o apoio dos clientes e usuários, o diretor de Recursos Humanos do BicBanco entrou em contato com o dirigente sindical. Na ocasião, o representante do banco garantiu que ‘não está pressionando os dirigentes sindicais a retornaram ao trabalho’.