Sindicato dos Bancários de Mato Grosso cobra a efetivação dos caixas substitutos do PSO Cuiabá/MT
Cuiabá MT - O Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB/MT) ingressou com ação coletiva contra o Banco do Brasil, requerendo a efetivação dos escriturários lotados no PSO (Plataforma de Serviços Operacionais em Cuiabá/MT),” que há muitos anos trabalham diariamente como “caixas substitutos”, não cumprindo a isonomia entre os trabalhadores. A ação tramita na 4ª vara do trabalho de Cuiabá/MT, e terá audiência inicial (tentativa de conciliação) no dia 18/08/2015 às 8h45.
De acordo com dados do próprio banco, atualmente, no quadro do PSO Cuiabá são 32 Escriturários, que substituem Caixas diariamente.
“O Sindicato entende a situação como fraude, pois há casos, em que o bancário já está como “caixa substituto” há mais de 05 anos ininterruptos. Entretanto, o Banco do Brasil coloca esses 32 escriturários atuando efetivamente, todos os dias, como Caixa Executivo, mas não os efetivam na função, dizendo que são escriturários em “substituição de Caixa”, desses 32 “substitutos”, 24 possuem mais de 01 ano trabalhando todos os dias na função e todos possuem mais de 90 dias laborando. Mas, na verdade estão substituindo a si próprios, pois, a atividade é desenvolvida diariamente há anos como Caixa Executivo e não escriturário”, explica secretário de assuntos jurídicos do Sindicato, e funcionário do BB, Alex Rodrigues.
O Sindicato tentou, de todas as formas, negociar a regularização da situação com o Banco, chegando até a realizar paralisação de 24 horas, no dia 30 de abril. “Mas, o BB insiste em desrespeitar seus funcionários, pois além de não efetivá-los, ainda efetua prática antissindical, com transferência de funcionária de seu local de trabalho para outro e, ainda registra, no sistema do banco, falta “não justificada e não abonada””, argumenta o diretor do SEEB/MT.
Além, da efetivação dos escriturários lotados no PSO Cuiabá, que exercem de fato a função de caixa executivo em caráter se substituição há mais de 90 dias (que é o caso de todos em Cuiabá), o Sindicato também cobra o ressarcimento dos danos materiais que estes sofrerão nos últimos 05 anos e danos morais coletivos sofridos em razão de atitude antissindical e constrangedora do BB durante as mobilizações
Fonte: SEEB/Mato Grosso