Brasília - Só nos quatro primeiros meses de 2015 já ocorreram 12 ataques de bandidos às agências bancárias do Distrito Federal, entre assaltos, arrombamentos, explosão de caixas eletrônicos. Esse número já é o mesmo do que todo o ano de 2014.
“Esse dado é alarmante porque mostra que a insegurança nos bancos tem aumentado a cada dia. As instituições financeiras não podem transferir sua responsabilidade para o poder público. Precisam investir mais em segurança, para todas as unidades bancárias. É uma questão de necessidade e proteção à vida dos clientes, usuários e bancários”, destaca Raimundo Dantas, diretor do Sindicato.
A última ação dos bandidos ocorreu no último dia 22 de abril, na agência do BRB da QNN 25, em Ceilândia. Três bandidos explodiram um caixa eletrônico, mas não conseguiram ter acesso ao dinheiro e acabaram fugindo.
Sindicato fiscaliza cumprimento da lei dos biombos
Além de mais investimento em segurança, com a instalaçᆪo de portas giratórias e contratação de mais vigilantes, por exemplo, o Sindicato também cobra dos bancos o cumprimento da Lei 5.086/2013, também conhecida como Lei dos Biombos. A lei obriga a instalação de cabines de proteção visual nas agências e postos de autoatendimento bancários no Distrito Federal.
Reunião