Notícias

home » notícias

28 de Novembro de 2014 às 13:01

28/11/2014 - Bancários aprovam “Previsão Orçamentária para exercício de 2015” do SEEB/MT


Crédito: SEEB/MT 

Cuiabá MT - Os bancários e bancárias, em Assembleia Geral, realizada nesta quinta-feira, (27/11), aprovaram por unanimidade a “Previsão Orçamentária para o Exercício de 2015” do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários e do Ramo Financeiro do Estado de Mato Grosso (SEEB/MT).

A assembleia foi conduzida pelo presidente do SEEB/MT, José Maria Guerra e pelos diretores do sindicato, Alex Rodrigues e Ana Lúcia Nobre, com o apoio da assessoria de contabilidade. O presidente iniciou a Assembleia Geral, lendo o edital de convocação, cujo principal ponto de pauta era deliberar sobre a previsão orçamentária do sindicato para o exercício de 2015.

 

O secretário de assuntos jurídicos fez a apresentação da programação orçamentária e prestou os esclarecimentos necessários, explicando cada item da peça orçamentária. "A previsão orçamentária é uma peça contábil, prevista no estatuto, que tem por finalidade apontar as receitas e despesas do sindicato para o próximo ano e é de suma importância para as definições relacionadas à defesa dos direitos e interesses dos bancários”, explicou Alex Rodrigues.

 

O debate girou em torno do orçamento da secretária de políticas de saúde e condições de trabalho, que inicialmente foi considerado baixo. Mas, de acordo com as explicações dos diretores do sindicato, a saúde dos trabalhadores e as condições de trabalho é hoje a reivindicação da categoria que permeiam quase todas as ações do sindicato.

 

Segundo com o diretor do sindicato, Luis Edwiges, a saúde e as condições de trabalho são os principais problemas que afligem a categoria. “A questão é tratada em conjunto por várias secretarias: como de formação sindical, políticas sociais, comunicação, jurídica além da secretária de políticas de saúde e condições de trabalho”, explicou.

 

O secretário de políticas de sociais, Natércio Brito, complementou a explicação citando como exemplo que o tema “saúde e condições de trabalho” é um tema transversal, e permeia as questões de gênero e raça. “Os valores destinados para cada secretária podem parecer baixos, porém as ações sindicais não são isoladas e cada ação é a somatória do esforço de várias secretárias em conjunto”, reforçou.

 

O diretor jurídico acrescentou que a conta Saúde e condições de trabalho está relacionada à secretaria interna do sindicato e para algumas questões específicas como congressos e seminários ligados ao tema, porém não significa que a saúde e condições de trabalho dos bancários se limitam ao orçado nessa secretaria, pois esse item, como disse os demais diretores, está distribuído praticamente em todas as contas de despesas do sindicato e se for realizar um somatório dará mais de 50% do orçamento total da entidade aplicado nesse tema.

 

Fonte: SEEB/Mato Grosso - Da Redação


Notícias Relacionadas