Notícias

home » notícias

28 de Novembro de 2013 às 16:22

28/11/2013 - Fetec-CUT/CN e sindicatos reivindicam do BB Cassi e Previ para todos


Rafael-Zannon-Negociação-BB-bancariosdf

(Brasília) - Foi realizada na quarta-feira (27) a primeira reunião da mesa temática entre a Contraf-CUT e entidades sindicais e o Banco do Brasil sobre saúde e previdência para os funcionários oriundos dos bancos incorporados pelo BB. Essa foi a primeira reunião específica sobre o tema desde 2008. O encontro, vitória da Campanha Nacional dos Bancários 2013, ocorreu na sede do banco em Brasília.

A Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN) e seus sindicatos, como o de Brasília, reivindicam que todos os funcionários do BB, inclusive os oriundos do Banco do Estado de Santa Catarina, Banco Nossa Caixa e Banco do Estado do Piauí, tenham direito a se associar à Cassi (plano de saúde) e à Previ (plano de previdência).

Os representantes do BB na mesa temática, sob a coordenação do diretor da Diref (Diretoria de Relações com Funcionários e Entidades Patrocinadas), Carlos Neri, apresentaram uma série de dados e falaram sobre a situação do Economus, Fusesc e PrevBEP, dos seus planos de previdência e de assistência à saúde.

Apresentaram o trabalho que está sendo feito pelos dirigentes de cada entidade para avaliar com profundidade o patrimônio, os investimentos e a situação atuarial de cada um dos planos de saúde e previdência dos bancos incorporados, os riscos, demandas e passivos, a implantação de novos mecanismos de decisão, controle, avaliação de risco, auditorias e procedimentos para melhorar a gestão dos fundos.

Os representantes do BB frisaram que não há autorização do acionista majoritário para negociar soluções neste momento, já que o encontro realizado nesta quarta-feira não era uma mesa de negociações, mas uma reunião para reconhecimento da situação dos planos.

Histórico e questionamentos

Desde o ano de 2008, os sindicatos e os funcionários incorporados travam uma dura luta para que eles possam se associar à Cassi e Previ. Ao longo dessa batalha, essa reivindicação esteve presente nas últimas seis greves da categoria, em atos, em denúncias junto ao Ministério Público do Trabalho. Algumas vitórias foram alcançadas através dos convênios de reciprocidade Cassi/Economus/SIM, nacionalização do plano de saúde do BEP e diversas decisões judiciais favoráveis.

Na mesa temática foi reforçado que a expectativa dos trabalhadores oriundos dos bancos incorporados é que haja uma solução negociada, que equipare seus direitos aos dos bancários já admitidos como funcionários do BB.

"A Federação Centro Norte e seus sindicatos reforçam a reivindicação de que todos os funcionários do Banco do Brasil, inclusive os oriundos de bancos incorporados, tenham direito a associar-se à Cassi e Previ. Entendemos que o direito à associação desses funcionários pode ser concomitante à tentativa de resolução dos problemas que existem na Fusesc e Economus. A função dos sindicatos é defender os direitos dos trabalhadores", frisa Rafael Zanon, diretor do Sindicato e representante da Federação Centro Norte na Comissão de Empresa.

Diante de afirmações da empresa levantando dúvidas sobre os interesses dos bancários incorporados, as entidades sindicais também sugeriram ao BB a realização de uma consulta sobre o tema.

Tanto os representantes do banco quanto os sindicalistas ficaram de aprofundar estudos e avaliar propostas concretas de solução para depois realizar nova reunião. Os membros da Comissão de Empresa reivindicam que se inicie de fato um processo de negociação, e não somente uma mesa temática para avaliação dos planos.

Seeb/Brasília - Da Redação com Fetec Centro Norte


Notícias Relacionadas