Cuiabá MT - O clima de insegurança continua nas cidades de Mato Grosso. De acordo com levantamento feito pelo Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT), já ocorreram 19 ataques a bancos e 26 ataques a caixas eletrônicos, em 2014.
Somente a agência do Banco do Brasil do município de Nova Maringá, cidade localizada a 369 Km de Cuiabá, foi assaltada duas vezes este ano. O primeiro assalto ocorreu em no dia 23 abril e o segundo ataque aconteceu por volta das 13h30 desta segunda-feira (27/10), quando cinco homens fortemente armados invadiram a agência.
Eles fugiram, levando todo o dinheiro que havia nos caixas, fazendo cinco pessoas de reféns, entre elas o gerente, dois vigilantes e dois clientes do banco. Os reféns foram liberados, por volta das 15h, em uma estrada de fazenda da região.
A polícia civil caracterizou o crime como um assalto “a vapor”, diferente dos crimes do “novo cangaço”, pois só levaram o dinheiro dos caixas e não usaram as pessoas como barreiras.
Para o presidente do SEEB-MT, José Guerra, há vários anos que essa questão da falta de segurança e estrutura dos bancos tem sido uma bandeira de luta do sindicato.
“Os bancos não fizeram investimento em segurança e a falta de estrutura persiste nas agências. O que importa para os bancos é aumentar a margem de lucro, a vida humana não tem valor”, observa o presidente do SEEB/MT.
Caixa eletrônico
E, na madrugada desta terça-feira (28/10) na cidade de Ribeirãozinho, a 465 km de Cuiabá, uma quadrilha destruiu uma agência do Banco do Brasil com a explosão um caixa eletrônico com dinamites.
De acordo com informações da Polícia Militar, o ataque foi efetivado por sete pessoas fortemente armadas e encapuzadas.
Fonte: SEEB/Mato Grosso - Da Redação