Notícias

home » notícias

28 de Agosto de 2015 às 09:17

28/08/2015 - Diretoria do SEEB/Brasília parabeniza bancários pelo trabalho e dedicação


Brasília - Contribuem diretamente para incrementar o resultado das empresas. Prestam atendimento ao público. Realizam negócios. E, acima de tudo, alavancam o desenvolvimento econômico e financeiro de um país.

No Brasil, esses trabalhadores surgiram com a chegada da corte portuguesa. Nesses mais de 200 anos, os serviços que prestam sofreram muitas transformações. A principal dela é a automação tecnológica sempre crescente. Nesse contexto, suas carreiras passaram a ser ditadas pela dinâmica do tempo,pela necessidade premente de formação continuada e pelo alcance de metas cada vez mais abusivas.

São estas pessoas, bancárias e bancários, que a Diretoria do Sindicato dos Bancários de Brasília quer homenagear nesta sexta-feira, 28 de agosto. Essa data foi escolhida desde 1951, como o Dia Nacional dos Bancários para marcar a vitória da categoria, que alcançou o aumento salarial de 31%, após 69 dias de greve em São Paulo.

Para o presidente do Sindicato, Eduardo Araújo, a data é um símbolo da força dos profissionais daquela época. “Mas nosso trabalho é diário. Todos os dias estamos buscando aperfeiçoar as condições de trabalho da categoria e lutando por melhoria salarial. São as necessidades dessas pessoas, sejam elas individuais ou coletivas, financeiras ou sociais, que mobilizam o Sindicato”.

Aos mais de 500 mil profissionais espalhados pelo país, especialmente os que trabalham no Distrito Federal, Araújo enviou felicitações. “Tenho orgulho de ser bancário. É um trabalho importantíssimo para o desenvolvimento econômico do país e para a sociedade. Por isso, estamos todos de parabéns”, ressaltou Araújo, que é bancário do Banco do Brasil.  

#EuSouBancário

Para comemorar a data histórica, o Sindicato criou mais uma forma de bancárias e bancários se confraternizarem, mostrando sua rotina nos locais de trabalho. Com a hashtag #EuSouBancario você pode enviar seus vídeos para o WhatsApp (61) 7818-7251.

As produções mais criativas serão exibidas no programa TV Bancários, que será transmitido ao vivo, nesta sexta-feira (28), e no TV Comunitária de Brasília (canal 12 da Net). Os outros vídeos serão veiculados no canal do Sindicato no YouTube.

Mobilização de bancárias e bancários

Em 1932, a categoria começou a se mobilizar, entre outros motivos, para instituir a jornada de trabalho de seis horas. Com o processo de automação dos bancos, a categoria tem sofrido com demissões em massa, intensificação do processo de trabalho e flexibilização do salário e da jornada de trabalho.

Nesse contexto, o movimento sindical exerce um papel-chave não só para brigar por melhorias no emprego e remuneração, mas também para cuidar da saúde do trabalhador. “Sempre fomos reconhecidos pelo espírito aguerrido e de união. Apesar das muitas dificuldades pelas quais passamos, nós nunca desistimos de lutar por melhorias contínuas para a categoria como um todo”, ressaltou o secretário de Imprensa do Sindicato, Garcia Rocha, que é bancário do Bradesco.

Rosane Alves
Do Seeb Brasília

Notícias Relacionadas