Notícias

home » notícias

28 de Agosto de 2014 às 12:33

28/08/2014 - "Dia do Bancário é dia de comemoração e também de reflexão", diz Seeb/Dourados


Dourados MS - O dia 28 de agosto tem um significado especial para os bancários de todo o país. A data marca uma das maiores greves da categoria, em 1951. A paralisação de 69 dias mobilizou centenas de trabalhadores e mostrou à sociedade brasileira as péssimas condições de trabalho dos funcionários do sistema financeiro.

Segundo Janes Estigarribia, Presidente do Sindicato, “este ano a entidade, ao invés do tradicional almoço, inova na comemoração e homenageia pessoalmente cada companheiro e cada companheira em seu local de trabalho, com a entrega de um brinde, neste dia importante e simbólico para a nossa categoria.”

“Hoje não estamos apenas comemorando. O foco neste dia também tem que ser a luta. A categoria está em campanha, portanto, temos de nos espelhar nas grandes mobilizações, como a de 1951, para obter novas conquistas”, diz Estigarribia.


A homenagem do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Dourados e Região é estendida a todos(as) trabalhadores(as) que laboram nas agências bancárias, financeiras e, ou nas cooperativas de crédito de nossa base sindical. Pois, embora a legislação nos permita representar só a categoria, reconhecemos a importância de todos.

Um pouco de história

Foi em 28 de agosto de 1951 que começou uma das mais longas e vitoriosas campanhas salariais da categoria. Os bancários reivindicavam um reajuste de 40%, salário mínimo profissional e adicional por tempo de serviço.

A contraproposta dos patrões, de 20% de aumento, foi considerada insuficiente e os bancários decidiram entrar em greve. Foram 69 dias de paralisação, até que, em 5 de novembro, a Justiça concedesse um reajuste de 31%, pondo fim à paralisação.

"É importante resgatar essa história para nos lembrarmos que não existem conquistas sem luta. Nenhum dos nossos direitos, como a Convenção Coletiva Nacional, jornada de seis horas, piso salarial, PLR e outros, foi concedido pela generosidade dos bancos. Todos eles foram resultado de batalhas da categoria e é para isso que devemos estar prontos novamente este ano", destaca Carlos Cordeiro, Presidente da Contraf-CUT. 

Viva o Dia do Bancário!
 
Fonte: Seeb/Dourados MS - Da Redação

Notícias Relacionadas