Belém PA - Nessa terça-feira, 28 de julho, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) realizarão um Dia Nacional de Luta por Mudanças na Política Econômica Nacional.
O ato principal será em Brasília, mas em Belém também haverá manifestação, com concentração marcada para as 9 horas, na escadinha da Praça Pedro Teixeira, no início da Av. Pte. Vargas, e o Sindicato dos Bancários do Pará estará presente.
A CUT e a CTB pedem mudanças imediatas na política econômica do governo e avaliam como preocupante a realização de reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), neste dia 28/08/15, quando mais uma vez os técnicos do Bacen apontam para mais uma vez aumentarem a taxa de juros, em uma política na contramão dos interesses dos trabalhadores e setores produtivos do empresariado e do país.
As centrais defendem as seguintes propostas para a retomada do crescimento econômico nacional:
– Retomada da atividade econômica a partir do investimento orientado para ampliação da capacidade produtiva, criando empregos e renda.
– Manutenção de políticas sociais como salário mínimo, aposentadorias, saúde e educação.
– Investimento público em grandes obras e políticas sociais, com articulação com o setor empresarial para animar o investimento do setor privado, visando a retomada do crescimento.
“O pagamento de juros consome grande parte do PIB, quase R$ 300 bilhões ao ano, o que obstrui os investimentos do Estado. Exigimos mudanças substantivas na política econômica, com destaque para a redução dos juros. O Brasil precisa crescer mais, com melhor distribuição de renda e justiça social. Defendemos um novo projeto nacional de desenvolvimento sustentável, com soberania e valorização do trabalho”, afirma a presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Rosalina Amorim.
Fonte: Bancários PA, com informações da CUT e CTB.