Seeb/Brasília - Em mais uma reunião com o Conselho Diretor do BRB (presidente e vices-presidentes), ocorrida na quarta-feira (23), o Sindicato abordou diversos assuntos de interesse dos funcionários do banco. Na reunião, os dirigentes sindicais entregaram ao presidente Paulo Evangelista uma carta com diversos itens sobre os quais desejam conversar.
Neste documento, o Sindicato solicita, inclusive, que seja designado responsável(eis) para prosseguir com as discussões, visto que, por ser extensa, a pauta certamente não seria esgotada nesta reunião, como de fato não o foi.
Dos assuntos discutidos na reunião, resultaram as seguintes deliberações:
1 - Caixas/gerentes de expediente - o Conselho Diretor afirmou que a medida não será revista, porém, o presidente afirmou que haverá um contato com todos os gestores dos PAルs para verificar se há a necessidade de aumento do número destas funções, especialmente de caixas;
2 – Eleição de conselheiro funcionário para o Consad (Conselho de Administração) do BRB – embora este assunto não esteja na carta entregue ao presidente, ele esteve na discussão, e sobre o mesmo o Conselho Diretor afirmou se tratar de um avanço para a governança do banco, embora entenda que trata-se de assunto restrito ao controlador do BRB, o Governo do Distrito Federal (GDF). O Sindicato afirmou que o Conselho, em especial o presidente, podem contribuir nesta discussão com o governo;
3 – Novas contratações - o Conselho Diretor ratificou que, neste ano, serão contratados 165 escriturários, e que as convocações serão feitas até que se atinja este número de contratações efetivas. Quanto a contratação de novos analistas de TI, o Conselho afirmou que hoje há 18 vagas em aberto. Disse ainda que será discutida e deliberada, ainda no mês de agosto, uma nota executiva em preparação pela TI, abordando a situação da terceirização (situação levantada pelo Sindicato) e a possibilidade de expansão deste número para contratação de novos analistas de TI. Segundo o conselho, em agosto se terá uma decisão sobre este ponto;
4 – Designações para funções em desacordo com o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) – o Conselho Diretor voltou a afirmar que identificou 20 designações, sendo 15 na TI e 05 na Direção Geral, e mais uma vez assumiu inteiramente a responsabilidade pelo ocorrido. O Conselho afirmou ainda que, por solicitação do Sindicato, qualquer medida sobre esta situação, por ora, está descartada, e se comprometeu a discutir com o Sindicato uma solução para estes 20 funcionários. Sobre a situação específica dos escriturários da TI, o Sindicato aproveitou o momento para reforçar sua sugestão de, juntamente com o banco, procurar uma saída para essa questão. O Conselho afirmou que tem sim interesse em construir em conjunto uma saída que preserve estes funcionários ali lotados. Na ocasião, foi informado ao Sindicato que o número de escriturários hoje lotados na TI, que serão objetos desta discussão, é de 93 funcionários;
5 – PLR do 1º semestre de 2014 - o Sindicato apresentou a reivindicação de exclusão da meta Carteira Comercial para efeito de pagamento da PLR referente ao 1º semestre de 2014. Na alegação do Sindicato, segundo diversos gestores de PA’s, o modelo de acompanhamento desta meta foi alterado no decorrer do semestre, o que gerou dificuldade de entendimento e, por conseguinte, de realização da mesma. Ainda segundo o Sindicato, caso se mantenha esta meta, 30 PA’s não terão a integralidade da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), e o mais relevante é que estes 30 PA’s representam aproximadamente 80% do resultado contábil do banco. O Conselho ficou de analisar a reivindicação e dará uma resposta o mais breve possível;
6 –Auditoria na TI sobre as intermitências ocorridas especialmente em dezembro e janeiro passados – o Conselho Diretor reiterou que o trabalho ainda não está concluído, ao que o Sindicato ponderou tratar-se de uma demora inexplicável, uma vez que já fazem 7 meses desde a ocorrência dos mesmos, e o banco não apresenta nenhuma celeridade para desanuviar o assunto, ao passo que, quando se trata de apurar qualquer ocorrência que envolva funcionários, o banco apresenta uma rapidez sem igual. Mais uma vez o Sindicato cobrou resposta efetiva sobre esta situação;
7 – Medidas para o prédio da TI - o Conselho Diretor afirmou que foram tomadas as seguintes medidas adicionais visando à melhoria do ambiente: instituição de uma ronda motorizada para aumentar a segurança do local; discussão de uma emenda parlamentar na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) com vistas à construção de um estacionamento no local; discussão com o proprietário do prédio, que possui outros imóveis nas imediações, para a construção de um restaurante com refeições executivas (foi citado como exemplo o Giraffas) para facilitar o acesso para alimentação dos funcionários ali lotados. O Sindicato considera importantes estas medidas, porém reafirma o erro que foi a transferência da TI para aquele local, especialmente considerando que o atual prédio onde a TI funcionava está em reforma para abrigar outros setores do banco, e que está em curso a construção do datacenter definitivo do BRB.
Outros assuntos
Sobre os demais assuntos elencados na carta entregue ao presidente, não foi possível o debate em função do tempo, porém, o Sindicato reiterou a necessidade de indicação de responsável(eis) pra dar continuidade ao debate, com vistas à sua solução.
Sobre os assuntos objetos do debate, o Sindicato cobrou mais uma vez resolução daqueles que ainda ficaram pendentes.
“A reunião foi, certamente, mais produtiva do que a anterior, embora tenha ficado de fora a discussão de assuntos importantes. O Sindicato considera fundamentais estes debates com o Conselho Diretor, em especial com a presença do presidente. Porém, considera que, em virtude da dificuldade de agenda dele, os assuntos pendentes possam ser delegados para discussão em outros fóruns com vistas a solucioná-los”, afirmou o diretor do Sindicato Antonio Eustáquio, que também é bancário do BRB.
Participaram da reunião os diretores do Sindicato Antonio Eustáquio, Cida Sousa, Cristiano Severo e Daniel Oliveira, o diretor da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN) André Nepomuceno e o técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) – subseção Sindicato Pedro Tupinambá.
Fonte: Seeb/Brasília - Da Redação