Brasília - Após a realização de assembleias em todos os sindicatos filiados e a reunião das avaliações e propostas formuladas pelos trabalhadores de base, será realizado nos dias 28, 29 e 30 de maio o 13º Congresso da CUT Brasília (13º Cecut). O encontro reunirá mais de 500 dirigentes e militantes sindicais, 450 dos quais são delegados eleitos por suas bases em todas as categorias. Durante os três dias de debates nas dependências da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), no Núcleo Bandeirante, os delegados irão sistematizar a análise da conjuntura (internacional, nacional, regional e local) e definir propostas de estratégias e plano de lutas para a CUT nos próximos quatro anos.
O Cecut aprovará uma proposta dos trabalhadores de Brasília que será levada para discussão no 12º Congresso Nacional da CUT (12º Concut) que acontece entre os dias 13 e 16 de outubro em São Paulo. Lá, delegações CUTistas de todo o país fecharão o plano nacional de lutas da classe trabalhadora, estabelecendo as reivindicações e as reformas necessárias para avançar na pauta trabalhista e para um projeto de desenvolvimento que ajude a superar as desigualdades sociais.
Em ambos os Congressos, os delegados elegerão as direções que comandarão a CUT em âmbitos regional e nacional para o período 2015-2019.
O Cecut Brasília e o Concut ocorrerem em meio a uma conjuntura de crise financeira internacional, com fortes ataques dos setores conservadores da direita aos direitos e conquistas dos trabalhadores.
Atendendo ao modelo inovador de Congresso instituído neste ano que valoriza os debates a partir da base, cada sindicato encaminhou textos com suas análises e propostas à Secretaria Geral da CUT Brasília. Todas as contribuições foram elencadas num Caderno de Textos que está em fase final de edição e será disponibilizado a todos os delegados e interessados em meio eletrônico (pdf) na segunda feira (25) anterior à realização do Cecut.
“O objetivo é democratizar a produção das bases de modo que todos possam chegar ao Cecut com conhecimento e avaliação crítica das análises de conjuntura e das propostas apresentadas pelos trabalhadores nos sindicatos, favorecendo e enriquecendo os debates de sistematização final no plenário do Congresso da CUT Brasília”, explicou Rodrigo Rodrigues, diretor da CUT Brasília e coordenador adjunto do 13º Cecut e 12º Cecut.
O Caderno de Textos do 13º Cecut conterá também o Regimento Interno, teses e um balanço dos três anos da gestão (2012-2015) da atual diretoria da CUT Brasília, com uma avaliação do projeto Todo Poder aos Sindicatos que possibilitou o resgate e a consolidação da CUT de base, de luta, de resistência e de conquistas.
PROGRAMAÇÃO DO CECUT BRASÍLIA 2015
Dia 28 – quinta feira
15h às 20h – Credenciamento das/os delegadas/os do Congresso
19h – Abertura Política
20h – Leitura e aprovação do Regimento Interno do CECUT Brasília 2015
21h – Coquetel e Apresentação cultural
Dia 29 – sexta feira
8h às 17h – Credenciamento das/os delegadas/os do Congresso
10h – Ato do Dia Nacional de Paralisação
14h – Almoço
16h – Análise da conjuntura política e os desafios para o movimento sindical
16h40 – Abertura para o debate
Dia 30 – sábado
8h – Apresentação do Balanço da Gestão
9h30 – Debate e aprovação das resoluções e propostas encaminhadas pelas assembleias de base
12h – Almoço
14h – Debate e aprovação do plano de lutas
16h30 – Intervalo
17h – Eleição da nova direção da CUT Brasília para gestão 2015/2019
18h – Confraternização
Fonte: CUT Brasília