Notícias

home » notícias

27 de Maio de 2015 às 23:00

28/05/2015 - Assembleia da Caixa elege 40 delegados para o 31º Conecef


Brasília - O pontapé inicial para a Campanha Nacional dos Bancários foi dado nesta terça-feira (26) durante assembleia específica dos empregados da Caixa, realizada no Sindicato. A reunião deliberativa aprovou os nomes de 40 delegados e delegadas que vão representar os bancários do Distrito Federal no 31º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef), nos dias 12, 13 e 14 de junho, em São Paulo.

O presidente do Sindicato, Eduardo Araújo, fez a abertura da assembleia, com a presença de bancários do BB e da Caixa, ressaltando que chegou a hora de unir forças para a construção de uma Campanha Nacional sólida e que resulte em avanços para todos os trabalhadores.

Graça Costa, secretária de Relações de Trabalho da CUT Nacional, iniciou a assembleia com uma exposição da conjuntura política que, no momento, sofre fortes ataques dos setores conservadores da direita aos direitos e conquistas dos trabalhadores.

“O período é muito delicado para nós. Vamos precisar de muito equilíbrio e cautela, mas também de muita ousadia”, destacou. E frisou: “São grandes desafios, mas estamos nos mobilizando para reverter o quadro”.

O secretário de Finanças do Sindicato e empregado da Caixa, Wandeir Severo, fez uma explanação geral sobre os resultados das negociações da mesa permanente do banco, ocorrida na terça-feira (26), pela manhã, em Brasília. Ele observou que não será um ano fácil para os empregados e as empregadas da empresa. “Por isso, a nossa mobilização e envolvimento na campanha serão importantíssimos”, ponderou.

Após um debate, entre bancários e representantes do Sindicato, foi feito o cadastro dos empregados da Caixa interessados em participar do congresso. As propostas colhidas serão remetidas para debate no Conecef.

No 31º Conecef, os empregados da Caixa vão definir a pauta específica que será negociada com o banco. Estarão em discussão: Saúde do trabalhador, condições de trabalho e Saúde Caixa; Funcef, aposentados e Prevhab; Segurança bancária, infraestrutura das unidades e terceirização; Caixa 100% pública, contratação, Sipon e jornada; Isonomia, carreira e GPD.

Moção e petição
 
Os trabalhadores presentes na assembleia aprovaram, por unanimidade, moção de repúdio pela demissão por justa causa do bancário do Itaú, Victor Barros, diretor da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ-ES), e a petição pela reintegração da dirigente sindical e bancária do BB, Arivoneide Moraes.

Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília 

Notícias Relacionadas