(Brasília) - O Banco da Amazônia do Setor Bancário Sul, recebeu a visita do Sindicato dos Bancários de Brasília, no último dia 23 de abril, para averiguar as condições de acessibilidade da instituição que deve obedecer um conjunto de medidas para proporcionar mobilidade e autonomia a clientes e usuários com dificuldades sensoriais, físicas ou cognitivas.
No momento da visita, ficou constatado vários idosos subindo os degraus de uma escada íngreme para acessar os serviços bancários, confirmando irregularidades nas instalações físicas da agência. O Sindicato já tinha notificado o banco que ainda não cumpriu a promessa de instalar um elevador.
O diretor do Sindicato, Paulo Frazão, destaca a importância das agências cumprirem a legislação de acessibilidade para que funcionários e clientes tenham resguardado o seu direito de circular sem problemas nas dependências da agência. “É necessário garantir que o banco ofereça condições físicas mínimas de conforto e segurança para usuários e clientes, eliminando os obstáculos e incorporando essas pessoas ao convívio social”, ressalta o diretor.
Plano Nacional de Promoção da Acessibilidade - O PNPA procede à sistematização de um conjunto de medidas para proporcionar às pessoas com mobilidade condicionada ou dificuldades sensoriais, a autonomia, a igualdade de oportunidades e a participação social a que têm direito como cidadãos.