(Belém-PA) - Após o fim de um dos correspondentes bancários na Região Metropolitana de Belém, as filas nas agências bancárias ficaram ainda maiores e o tempo de espera para atendimento também que ultrapassa os 30 (em dias normais) ou 45 minutos (véspera e depois de feriados prolongados) conforme determina a Lei Estadual 7.255, de autoria do deputado Carlos Bordalo (PT).
Para garantir o cumprimento da lei das filas, cerca de 25 fiscais treinados pela Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) percorrem desde o início da semana as principais agências bancárias de Belém. Além do tempo de espera, os fiscais também verificam se há cópia da lei em local visível.
O descumprimento à legislação é passível de multa no valor de R$ 600,00. Em caso de reincidência, o valor é dobrado.
“É importante deixar bem claro que a responsabilidade pelo cumprimento da respectiva lei é exclusivamente dos bancos e não do trabalhador. Em muitas agências existem no máximo 3 caixas, quantidade mais do que insuficiente para se garantir o tempo de atendimento previsto. Sem a contratação de mais bancários e bancárias fica quase que impossível cumprir essa lei. Mais do que fiscalização é necessário a punição das instituições para que elas façam valer a lei e contrate mais bancários”, defende a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim.
Após as fiscalizações será elaborado um relatório elencando os pontos a serem melhorados pelos bancos.
Fonte Bancários PA, com informações do Blog do Bordalo