Notícias

home » notícias

28 de Fevereiro de 2014 às 15:59

28/02/2014 - Seeb/Rondônia debate os males da LER/DORT em seminário promovido pelo Cerest/RO


(

Porto Velho-RO) - O Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) participou ativamente do 1º Seminário de LER/DORT promovido pelo Centro de Referência da Saúde do Trabalhador (Cerest-RO – órgão que faz parte da Secretaria Estadual de Saúde), na manhã desta sexta-feira, 28/2, no auditᄈrio do Ministério Público do Trabalho, em Porto Velho.

“As doenças ocasionadas pelos esforços repetitivos e relacionadas ao trabalho são um mal que tem ceifado a carreira de muitos trabalhadores e, por isso, nós do sindicato estamos sempre promovendo ações para tentar diminuir a ocorrência destes casos nos ambientes de trabalho. A LER/DORT atinge de 30 a 40% dos bancários em todo o Brasil e o mais preocupante é que a maioria dessas pessoas acometidas por essas lesões sequer revela o problema, exatamente por conta do medo de perder promoções na carreira, de sofrer retaliações dos patrões e, principalmente, ser demitido. É algo que afeta direta e indiretamente o trabalhador adoecido, sua vida social e familiar”, mencionou José Pinheiro, presidente do SEEB/RO em seu discurso na mesa de abertura.

O secretário de Saúde do sindicato, Cleiton dos Santos Silva, foi o último palestrante do seminário e retratou com clareza os inúmeros problemas enfrentados pelos bancários que são, diariamente, vítimas destes males.

“Um dos maiores gargalos que enfrentamos, enquanto trabalhador e enquanto Sindicato, é exatamente conseguir o reconhecimento da doença por parte dos peritos da Previdência Social. Ora, o bancário está sofrendo com a doença que foi ocasionada pelo excesso de trabalho ou pelas condições inadequadas no ambiente de trabalho, e ainda tem que lutar para comprovar que está doente para só assim ter direito aos benefícios previdenciários. Alguns chegam a dizer que o bancᄀrio está lesionado porque pratica vôleibol, ou que a bancária está com alguma dor nos braços porque estava lavando louça. Seria cômico se não fosse trágico”, destacou.

Fizeram ainda parte da mesa de abertura do seminário o procurador-chefe do MPT/RO, Marcos Cutrim, a doutora e coordenadora do evento Simone Oliveira, a representante da Agevisa Tereza Cristina e a representante do Cerest/RO (Sesau) Ana Flora.

Fonte: Rondineli Gonzalez - Seeb/Rondônia


Notícias Relacionadas