Notícias

home » notícias

27 de Fevereiro de 2014 às 23:00

28/02/2014 - Seeb/Brasília cobra melhores condições de trabalho e mais contratações na Caixa


ceftagua1

(Brasília) - O número insuficiente de empregados nas agências da Caixa chegou a uma situação caótica nas unidades das avenidas Comercial Norte e Hélio Prates, em Taguatinga. As duas agências ficaram fechadas nesta quinta-feira (27) em protesto dos trabalhadores pelo quadro de estresse e sobrecarga de trabalho a que estão submetidos.   

 


O Sindicato organizou manifestações nas agências, que também contaram com a participação dos aprovados no último concurso e que ainda não foram contratados.

 

 

As unidades estão funcionando com número deficitário de funcionários, já que muitos foram afastados por doenças relacionadas ao trabalho. As agências foram inauguradas há menos de dois anos e funcionam precariamente desde o início. 

Na agência da Comercial Norte, dos sete funcionários lotados no local, apenas quatro estão trabalhando. O contingente ideal seria de pelo menos 12. 

"A situação da agência reflete a realidade da gestão da Caixa. Várias unidades novas estão sendo abertas, mas não há empregados suficientes para trabalhar. O resultado é o adoecimento generalizado e um atendimento para a população muito abaixo da qualidade que a empresa pode proporcionar se contratar mais empregados", destaca Wandeir Severo, diretor do Sindicato. 

caixatagua2
Na agência da Avenida Hélio Prates, a falta de condições de trabalho se repete. Há somente cinco empregados na unidade, onde deveriam trabalhar 10 bancários.

 

 

 

 

Aprovados querem trabalhar 

Os clientes e usuários que passavam pelas unidades paralisadas receberam panfletos e esclarecimento sobre as manifestações, cujas reivindicações também trarão benefícios à população, oferecendo atendimento de mais qualidade. Para isso, a Caixa tem que contratar os aprovados do último concurso, por exemplo.   

"Nós queremos começar a trabalhar logo e contribuir com a empresa para um atendimento de mais qualidade para a população. Vemos que as agências estão lotadas e precisando de funcionários", afirma uma aprovada no concurso. 

O diretor do Sindicato Adilson de Sousa afirma: "Nós queremos uma Caixa melhor para todos e a contratação dos aprovados, com mais agilidade, é fundamental para que as condições de trabalho e atendimento melhorem". "Somos a favor de um novo concurso em 2014, mas reivindicamos que a Caixa convoque todos os aprovados do último certame primeiro para resolver os problemas emergenciais da falta de empregados", acrescenta o diretor do Sindicato Paulo Wilson. 

Empregados trabalhando fora do ponto

O Sindicato também recebeu denúncias de empregados trabalhando fora do ponto na unidade da Comercial Norte. Devido à sobrecarga, os empregados fazem duas horas extras e depois deixam o ponto eletrônico para continuar trabalhando sem receber as horas extras. 


caixatagua3
"Trabalhar fora do ponto é ilegal e absurdo. Além disso, ainda deixa os trabalhadores desamparados perante a lei caso venha ocorrer qualquer problema ou acidente no ambiente de trabalho. O Sindicato tomará as devidas providências para que isso não aconteça mais", frisa Helenilda Ribeiro, diretora do Sindicato. 

Empregados da agência também estão tendo problemas quanto ao cumprimento do acordo aditivo da Caixa, que prevê que nas agências com até 15 empregados a regra é para pagamento integral das horas extras realizadas. Nem todos os bancários da unidade estão podendo optar pelo pagamento de 100% das horas extras. 

O acordo coletivo deixa a critério do empregado a possibilidade de receber 100% das horas extras ou de receber 50% e compensar os outros 50%.

 

 


Thaís Rohrer
Do Seeb Brasília

 


Notícias Relacionadas