Brasília - Bancários do HSBC lutam por mais contratações, fim das demissões imotivadas e valorização no Dia Internacional de Luta. Na sexta-feira (22), o Sindicato visitou várias agências do Distrito Federal para fortalecer a mobilização dos bancários por mais respeito da instituição.
Os desempenhos positivos do HSBC continuam firmes no mercado financeiro. No primeiro semestre de 2014, o lucro líquido global do banco inglês foi de US$ 9,46 bilhões. O Brasil foi responsável por US$ 55 milhões no mesmo período.
O custo do elevado lucro do banco tem sido o adoecimento dos trabalhadores. A gestão da instituição corta custos com demissões de trabalhadores e alta rotatividade. O resultado é que a saúde dos bancários fica mental e fisicamente debilitada pelo excesso de trabalho.
A população também acaba sendo prejudicada com a piora do atendimento causada pelo numero insuficiente de funcionários. "Nós estamos a todo vapor na Campanha Nacional dos Bancários 2014 para arrancar dos patrões nossas reivindicações por melhorares condições de trabalho e de atendimento. O HSBC precisa valorizar os bancários", destaca o diretor do Sindicato Paulo Frazão, que também é bancário do HSBC.
O diretor do Sindicato Raimundo Dantas também participou das visitas às agências.
Thaís Rohrer
Do Seeb Brasília