Brasília - Para debater o cenário em que se dará a Campanha Nacional 2015, o Sindicato promove nesta terça-feira (28), às 19h30, no Teatro, uma plenária de conjuntura política e econômica do País, com a participação do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) e do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). Todos os bancários estão convidados.
A realização da plenária foi aprovada pelos bancários em assembleia da categoria ocorrida dia 18 de junho, quando foram eleitos os delegados e as delegadas de Brasília para a 17ª Conferência Nacional, bem como as propostas de reivindicações e de eixos estratégicos do DF para a Campanha. A Conferência acontece na capital paulista entre os dias 31 de julho e 2 de agosto. Lá, bancários de todo o país irão discutir e aprovar a pauta geral de reivindicações da categoria a ser negociada com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) com vistas à renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
“É necessário que os trabalhadores acompanhem de perto e também participem das discussões promovidas pelo Sindicato neste momento de mobilização e de organização da nossa luta”, orienta o presidente do Sindicato, Eduardo Araújo. “Será um debate qualificado e diferenciado, que trará elementos não abordados pela mídia, que vem pautando sistematicamente uma agenda de crises apenas com olhar patronal”, assevera.
A análise política será feita por Antônio Queiroz, assessor político do Diap. Pelo Dieese participará o supervisor técnico do escritório regional do órgão no DF, Max Leno de Almeida. O Teatro fica na sede do Sindicato, na EQS 314/15, Asa Sul.
Renato Alves
Do Seeb Brasília