Crédito: Marcio Oliveira - Fetec-CUT/CN
Cuiabá MT - Teve início na manhã deste sábado(27) e segue até domingo(28) em Cuiabá-MT, a Conferência Regional dos Bancários do Centro Norte. Evento preparatório para a Conferência Nacional, realizado pela
Fetec-CUT/CN em conjunto com seus sindicatos filiados que contou com a participação de 60 delegados inscritos e convidados, representando os trabalhadores dos doze sindicatos filiados.
O Deputado Federal Ságuas Moraes PT/MT, analisou a conjuntura política e seus desdobramentos para a classe trabalhadora. Para analisar a conjuntura sindical a conferência contou com a participação do presidente do Sintep/Várzea Grande-MT, Gilmar Soares.
O juiz auxiliar da presidência e coordenador do Grupo de Trabalho Interinstitucional do TRT 23ª Região (Getrin 23), Paulo Brescovici, falou sobre os prejuízos que a terceirização irrestrita trará aos trabalhadores, tema que suscita debates entre empresários, trabalhadores, governo e parlamentares, tendo em vista, que muda a relação jurídica de emprego. Para o juiz estudos indicam que a terceirização precariza as condições de trabalho, piora o salário e aumenta os riscos à saúde e a integridade física dos trabalhadores, além de favorecer um aumento da rotatividade.
No período da tarde os delegados da conferência debateram a Campanha Nacional e o Sistema Financeiro. Os debates foram antecedidos de uma palestra, realizada pelo dirigente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro, que apresentou destaques sobre os temas: Emprego, remuneração, Saúde e Condições de Trabalho, Mobilização e Estratégias da Campanha Nacional, dentre outros assuntos como rotatividade, terceirização, aumento real, PLR, Segurança Bancária, Assédio Moral e Metas.
Em seguida os dirigentes debateram questões relativas às Comissões de Empresas (COE) e Temáticas. Os coordenadores regionais da Fetec-CUT/CN, que representam a federação junto às comissões nacionais, coordenadas pela Contraf-CUT, apresentaram relatórios sobre suas atividades frente a essas comissões.
A Fetec-CUT/CN é formada por doze sindicatos filiados distribuídos em oito estados: Acre, Amapá, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima e Pará, da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno – RIDE e das regiões de Rondonópolis(MT) e Região Sul, de Dourados(MS) e Região, Barra do Garças(MT) e Região e de Campo Grande (MS) e Região.
Fonte: Fetec-CUT/CN – Da Redação