Cuiabá MT - Para alertar a sociedade sobre este perigo iminente e garantir a segurança dos bancários e clientes, os dirigentes do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso protestaram na manhã desta quinta-feira (26/03), em frente à agência do banco Itaú, localizada no Centro de Várzea Grande, por falta de segurança em decorrência do problema na porta giratória. Os usuários foram orientados para irem para as agências mais próximas. O Itaú tem outras duas agências área central de VG.
De acordo com as informações do secretário de políticas sociais do Sindicato e representante dos bancários de Mato Grosso na Comissão dos Empregados do Itaú (Coe/Itaú/Fetec/Cn), Natércio Brito, o protesto é contra a falta de segurança a que o Banco Itaú está colocando trabalhadores e clientes. “O banco Itaú está preocupado somente em obedecer à lógica do mercado para obter cada vez mais lucro, a qualquer custo, até colocando à vida dos clientes e funcionários em risco”, explica.
“A porta giratória sem detector de metais coloca em risco os clientes e os funcionários, já que a porta da agência bancária fica aberta sem qualquer mecanismo que possibilite identificar quem entra no espaço esteja ou não portando arma”, acrescenta Natércio Brito.
Segundo Natércio Brito, apesar do crescimento dos lucros do Itaú em 2014 que subiu para R$ 20,242 bilhões, superando os R$ 15,836 bilhões históricos de 2013. O banco vem adotando um modelo em todo o país que extingue postos de trabalho, que reduz investimento em segurança e manutenção das agências”, completa.
Para o secretário de saúde e condições de trabalho do Sindicato, Clodoaldo Barbosa os clientes e a população também pagam por isso, com juros e tarifas exorbitantes. “A falta de investimentos em segurança e de manutenção dos equipamentos precarizam as condições de trabalho, expondo a clientela aos péssimos ambientes de atendimento e por outro lado levando a categoria ao adoecimento”, critica.
O Sindicato orienta que os clientes liguem para o SAC do Itaú (0800 728 0728) e para o Banco Central 145 (custo de ligação local) e que exerçam seu direito de exigir respeito por parte do banco, que ficaram sem atendimento nesta agência pelo mal funcionamento da porta giratória.
Fonte: SEEB/Mato Grosso