Notícias

home » notícias

27 de Fevereiro de 2014 às 16:52

27/02/2014 - Sindicato dos Bancários de MT recebe vereadores e debate leis relacionadas aos bancos


/index.php?option=com_content&view=article&id=877&catid=108&Itemid=191
 
(Cuiabá-MT) - Com objetivo de debater leis relacionadas aos bancos nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande, o Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT) recebeu a visita de vereadores dos dois municípios nesta terça-feira (25). Os líderes da bancada do Partido dos Trabalhadores, Arilson da Silva (em Cuiabá) e Ivan do PT (em Várzea Grande) dialogaram com o presidente do Sindicato, José Guerra, e os diretores Nice de Souza, Natércio Brito, Clodoaldo Barbosa, Vânia Schembeck e Jhon Gordon.

Entre os destaques da reunião estiveram a necessidade de mais segurança nas agências e o cumprimento das leis já existentes relacionadas a banco. O presidente do SEEB-MT, José Guerra, afirmou que dados apontam a redução das “saidinhas de banco” em Cuiabá após a implantação dos biombos. “Houve uma queda de ocorrências após os biombos nos bancos. Leis são necessárias e principalmente o cumprimento delas para que clientes e bancários tenham seus direitos respeitados”.

O vereador Arilson da Silva afirmou que em seu primeiro ano de mandato houve um projeto de sua autoria que virou lei em 2013 (5.687/2013) relacionada a segurança nos bancos onde determina a instalação de itens de segurança e aumenta as punições às instituições bancárias que não cumprirem. “Esta lei que foi sancionada em junho do ano passado reforça que os bancos são responsáveis pela segurança nas agencias. A ideia é fazer com que os bancos invistam mais na segurança da população e dos bancários”.

De acordo com levantamento do SEEB-MT, todos os bancos de Cuiabá instalaram biombos entre os caixas de atendimento, mas esta não é a realidade em Várzea Grande. O vereador pelo município, Ivan do PT, disse que solicitará da Câmara a relação de leis ligadas aos bancos e, a partir disso, realizará projetos que reforcem a importância dos bancos serem atuantes a favor da população. “Estarei em contato com o SEEB-MT para apresentarmos projetos que tragam melhorias nos bancos para os clientes. Avaliarei o que já é lei e caminharemos para proposições nesse sentido”.

Prestadores de serviços

 O diretor do SEEB-MT, Natércio Brito, observou que o Sindicato também age para que os clientes sejam atendidos em todas as agencias, independente do banco. “Há casos de bancos que se negam a receber contas que não estão atrasadas e podem ser pagas em qualquer instituição financeira. O cidadão tem esse direito e contamos com os vereadores para garantir a defesa desse serviço. Tem cliente que chega de ir ao próprio banco e é encaminhado para um correspondente postal para pagar suas contas. Os bancos são prestadores de serviço para a população”.

Ficou encaminhada uma próxima reunião onde os vereadores junto com o SEEB-MT apontarão dados e ação para melhorar a realidade dos consumidores bancários. 

Fonte: Marcela Brito (SEEB-MT)


Notícias Relacionadas