(Brasília) - Entre os dias 20 e 24 de novembro, foi realizado o 19º Curso Anual do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), com o tema “Mídia e o Poder no Brasil e no Mundo”. No auditório do Clube de Engenharia, no Rio de Janeiro, foram debatidos os avanços da comunicação sindical no Brasil e no mundo. A secretária de Imprensa, Talita Régia, representou o Sindicato dos Bancários de Brasília nos quatro dias de curso.
Cerca de 300 pessoas, entre sindicalistas, jornalistas, estudantes de comunicaᄃão e interessados no assunto participaram ativamente de palestras, oficinas e mostras culturais. Entre os palestrantes, o historiador, doutor em Comunicação, escritor, militante socialista e ativista negro, Joel Rufino dos Santos; o repórter da Mídia NINJA (Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação), Filipe Peçanha; e o autor do livro Marighella: o guerrilheiro que incendiou o mundo, Mário Magalhães.
A secretária de Imprensa do Sindicato dos Bancários de Brasília, Talita Régia, participou do 19º curso do NPC. Segundo ela, “o curso foi fundamental para que possamos elaborar matérias e demais ações de comunicação mais humanizadas e, assim, de fato, levar uma opinião diferente à classe trabalhadora, o que a grande mídia não anuncia”.
As palestras foram coordenadas pelo ex-metalúrgico e jornalista Vito Giannotti. As mesas trabalharam os seguintes temas: “Comunicação e Resistência no Brasil e no Mundo”, “Comunicação e Ideologia”, “Jornalismo, Internet, Cultura e Mobilizações Sociais” e “A Comunicação dos Trabalhadores no Brasil de Hoje”. O curso do NPC é realizado anualmente, sempre no Rio de Janeiro.
Joanna Alves
Do Seeb Brasília