Brasília - Celebrado em 28 de agosto, o Dia do Bancário será comemorado em grande estilo pelas trabalhadoras e trabalhadores do Distrito Federal. Para homenagear a data e imprimir um clima de confraternização, o Sindicato dos Bancários de Brasília criou a hashtag #EuSouBancario para as bancárias e bancários enviarem vídeos criativos sobre sua rotina em seus locais de trabalho.
Os trabalhadores também podem enviar os vídeos para o WhatsApp (61) 7818-7251.
As produções mais criativas serão exibidas no programa TV Bancários, que será transmitido nesta sexta-feira (28), ao vivo, pela TV Comunitária de Brasília (canal 12 da Net).
Saiba mais
O Dia do Bancário representa um marco histórico para os mais de 500 mil profissionais de todo o país. Tudo começa no dia 28 de agosto de 1951, data em que os bancários paulistas fizeram uma paralisação, após receberem proposta de reajuste salarial insignificante do governo. Eles reivindicavam 40% de aumento, salário mínimo profissional e adicional por tempo de serviço.
Embora os profissionais de outros estados tenham aceitado o acordo, os trabalhadores de São Paulo continuavam resistindo às pressões. A greve se estendeu por 69 dias, e alguns bancários sofreram retaliações. Em 5 de novembro, a Justiça concedeu à categoria reajuste de 31%. Foi uma vitória, mas, ao mesmo tempo, a classe passou a ser perseguida.
Desde então, a resistência e a força daqueles bancários tornaram-se exemplo para toda a categoria. Mas, somente 13 anos depois, a data – 28 de agosto – foi instituída oficialmente pela Lei 4.368.
Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília