Brasília - Dirigentes sindicais de todo o país se reuniram no Encontro Nacional dos Bancos Privados, nos dias 26 e 27 de maio, em São Paulo, e definiram a pauta específica da Campanha Nacional. De Brasília, participaram o secretário de Imprensa do Sindicato, José Garcia, o presidente da Fetec-CUT/CN, José Avelino, e o secretário de Assuntos Jurídicos da Fetec-CUT/CN, Juliano Braga.
Os dirigentes sindicais representantes dos funcionários do Bradesco debateram os problemas que prejudicam os trabalhadores, como demissões, assédio moral, metas abusivas e falta de segurança.
Após dois dias de debates, a pauta foi atualizada com acréscimo em suas formulações. Também foram definidos os principais eixos da campanha e estratégias de mobilização para envolver os bancários e a sociedade.
Os dirigentes levaram propostas para intensificar a organização sindical e pressionar o Bradesco a reabrir o canal de negociações de forma urgente.
Principais reivindicações
1. Emprego (mais contratações)
2. Melhores condições de trabalho (fim do desvio de função, não ao Projeto Atendimento, fim das campanhas-relâmpago e específicas por produto, mais bancários para o processamento dos envelopes)
3. Implantação do PCCS (Plano de Cargos, Carreiras e Salários, com critérios claros e transparentes, que garanta a igualdade de oportunidades)
4. Remuneração total
5. Auxílio educação (para primeira e segunda graduação, também para pós-graduação)
6. Plano de saúde (expansão de rede de atendimento, cobertura de todos os procedimentos no plano odontológico, inclusive implantes; onde não houver cobertura, o banco deve reembolsar 100% do valor de consulta)
Fonte: SEEB/Brasília - Da Redação