(Brasília) - Após dois dias de intensas discussões, os bancários e bancárias aprovaram as propostas do 1º Congresso Regional dos Funcionários do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal da Região Centro Norte, realizado na sexta e sábado, 23 e 24 de maio, em Brasília, e que serão levadas agora ao 25º Congresso Nacional dos Funcionários do BB e ao 30º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef), marcados para os dias 6, 7 e 8 de junho, em São Paulo.
As pautas dos bancários e bancárias do BB e da Caixa do Centro Norte incluem assuntos relacionados aos dois bancos públicos, saúde, segurança, condições de trabalho, Cassi, Previ, Funcef e Saúde Caixa.
“O Congresso é um marco no processo tanto de conscientização quanto de mobilização dos trabalhadores da Fetec-CUT/CN. Aprovamos alguns encaminhamentos que vão mostrar a unidade na ação dos sindicatos. E as direções do BB e da Caixa vão compreender as nossas necessidades que às vezes são diferentes das outras regiões do país”, afirmou o presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília, Eduardo Araᄎjo, que também é bancário do BB.
"O Congresso foi muito produtivo no sentido de definirmos as pautas específicas dos bancários do BB e da Caixa do Centro Norte. O momento também é importante para fortalecer ainda mais nossa mobilização que deve seguir forte para enfrentar a intransigência dos patrões", destacou o secretário de Formação do Sindicato dos Bancários de Brasília, Antonio Abdan, que também é empregado da Caixa.
Confira, abaixo, as principais reivindicações especificas dos bancários do BB e dos empregados da Caixa:
Banco do Brasil
- Aumento do teto para contratação de novos funcionários, e convocação imediata de 3 mil bancários aprovados no último concurso;
- Retorno da licença-prêmio;
- Pagamento de todas as substituições;
- Respeito às transferências automáticas e criação de processos seletivos transparentes para evitar apadrinhamento;
- Melhorar os sistemas de segurança tanto para funcionários quanto para clientes e usuários do banco.
Caixa
- Renegociação urgente das dívidas (sem juros) dos empregados da Caixa;
- Aumentar a abrangência dos exames dos programas Saúde do Homem e Saúde da Mulher, observando a faixa etária e incluí-los no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).
- Reforçar o fim do voto de minerva nas instâncias da Funcef;
- Obrigatoriedade de apresentação de relatório para as entidades representativas dos empregados sobre estatísticas das ocorrências de assaltos, furtos e outros delitos ocorridos em agências da Caixa e correspondentes bancários;
- Reforçar a implantação do Plano Saúde Família.
Campanha será difícil
Satisfeito com o resultado do 1º Congresso Regional dos Funcionários do BB e Caixa da Região Centro Norte, o presidente da Fetec-CUT/CN, Josᄅ Avelino, observou que o fórum de debates, com caráter deliberativo, será o primeiro de muitos que serão realizados pela Federação.
“Em 25 anos de existência da Fetec-CUT/CN, este foi o primeiro congresso regional, realizado com muito esforço para superar as dificuldades territoriais da nossa extensa base de atuação e de recursos financeiros”, afirmou José Avelino.
Durante os debates, Avelino frisou que a Campanha Nacional 2014 será difícil. “Este ano realmente enfrentaremos mais dificuldades para avançar nas conquistas”.
Conjuntura política e econômica
Na manhã deste sábado, antes da definição das propostas específicas, os bancários do BB e da Caixa participaram de dois painéis: conjuntura política e novas tecnologias e trabalho bancário.
Secretário de Organização da Contraf-CUT, Miguel Pereira apresentou uma minuciosa análise sobre as novas tecnologias e a constante transformação do trabalho bancário. Já Antônio Augusto de Queiroz, do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), fez uma rica análise de conjuntura política e econômica.
Em breve, o Sindicato disponibilizará mais informações sobre os dois painéis apresentados pelos especialistas.
A Fetec-CUT/CN atualmente é composta por 12 sindicatos filiados, incluindo o Sindicato dos Bancários de Brasília.
Leia mais:
Rodrigo Couto
Do Seeb Brasília