Belém PA - A presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Rosalina Amorim, foi eleita no último fim de semana, no 4º Congresso da Contraf-CUT, a secretária de assuntos socioeconômicos da Confederação. Rosalina é a única representante da Região Norte que faz parte de um secretariado da Contraf. Antes ela era diretora executiva na entidade nacional.
“Queremos contribuir nessa gestão para o fortalecimento da Contraf-CUT em sua missão de organizar as lutas da categoria bancária em todo país. Sabemos que temos grandes desafios pela frente, como o debate da reforma política, do PL 4330 das Terceirizações, a regulamentação do sistema financeiro nacional, assim como nossas lutas específicas nos bancos públicos e privadas em defesa de melhores salários, melhores condições de trabalho, saúde, segurança, emprego e igualdade de oportunidades, mas vamos com garra e disposição para colocar a Contraf-CUT sempre como referência nas lutas da classe trabalhadora”, ressalta Rosalina.
O 4º Congresso da Contraf-CUT terminou no domingo (22), em São Paulo, com a apresentação da diretoria que comandará a Confederação no período 2015-20118, presidida por Roberto Von Der Osten, e a convocação de um seminário nacional para definir a estratégia de luta dos bancários nos próximos anos e um chamado para a intensificação da mobilização para enfrentar a difícil conjuntura econômico e política, com o objetivo de defender os diretos dos trabalhadores, a democracia, a reforma política e a democratização dos meios de comunicação.
Participaram do Congresso 353 delegados de todo o país, dos quais 237 homens e 116 mulheres.
“Tivemos um Congresso com suas dificuldades, em uma conjuntura muito difícil, que debateu e elegeu uma direção no momento em que a CUT e os movimentos sociais saíram às ruas e que outros grupos também se manifestaram, estes últimos questionando o governo e algumas instituições. Vamos continuar a organizar e articular a categoria bancária para defender a democracia e os direitos dos trabalhadores”, afirmou no encerramento do Congresso o presidente eleito. “Também vamos organizar a atuação dos bancários no Congresso Nacional contra o PL 4330 da terceirização, que deve retornar à pauta”, disse Roberto Von Der Osten.
Conheça a direção eleita
Diretoria executiva
Diretores Executivos
Suplentes da Diretoria Executiva
Conselho Fiscal
Suplentes do Conselho Fiscal
Conselho Diretivo
Fonte: Bancários PA, com informações da Contraf-CUT