Dourados MS - Bancários de todas as Américas fizeram protestos nos países onde o banco opera contra uma série de problemas, incluindo sistema precário e falta de funcionários
Os bancários de todos os países das Américas onde o HSBC atua fizeram Jornada de Luta das Américas, com série de atos para denunciar as más condições de trabalho no banco britânico. As manifestações ocorreram nesta sexta 22/08.
Em Dourados-MS houve retardamento na abertura da única agência do banco no município e, enquanto uma parte dos diretores do Sindicato faziam panfletagem e dialogavam com os clientes e usuários do lado de fora da agência, outros diretores se reuniam com os funcionários no interior da agência, que permaneceu fechada das 10h ao meia dia.
Os problemas enfrentados pelos funcionários nas agências do HSBC vão desde a dificuldade para o reparo de um aparelho de ar-condicionado até as adversidades causadas pelo sistema do banco, que vive caindo ou travando, sem se esquecer de situações como teto que desaba ou rato morto debaixo do assoalho.
Mas os problemas a serem denunciados não param por aí. Os bancários também cobram do HSBC a falta de funcionários; diferenciação salarial entre empregados com as mesmas funções; metas que o banco nega existir, mas que tiram o sono e a saúde de todos; o "novo programa" de premiação que ninguém entende como funciona ou sabe se vai receber; e até mesmo a dificuldade para entregar simples atestado médico.
Fonte: Seeb-Dourados e Região, por Joacir Rodrigues