(Brasília) - Ocorreu, na terça-feira (11), reunião entre a diretoria do Sindicato dos Bancários de Brasília e os delegados sindicais do Banco do Brasil. Ampliada, a reunião foi realizado na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).
Apresentação de resultados da Previ
Dentro da programação dos trabalhos do dia, os delegados sindicais participaram, representando suas dependências, da apresentação dos resultados da Previ, que teve início às 9h. A presença nessa reunião foi importante e elogiada tanto pelo corpo diretivo da Previ quanto por outros associados que se encontravam no salão da AABB.
Relatos de desvio de função entre os assistentes de agência e gerentes de relacionamento
Foi apresentada denúncia sobre desvio de função entre os assistentes de agência. Essa irregularidade está sendo causada por outra: os gerentes de relacionamento à qual esses assistentes estão subordinados estão sendo recuados para venda de produtos através de ligação para clientes. Sem os gerentes em seus postos, os assistentes estão realizando as funções de atendimento que são de responsabilidade dos gerentes. O sindicato exigirá da Super-DF a solução dessas irregularidades.
Clientelismo e problemas nos comissionamentos
Várias críticas foram feitas ao sistema de ascensão profissional do BB. Denúncias de clientelismo da Diretoria Gestão de Pessoas, Contadoria Geral e outras localidades provocaram a abertura das discussões sobre esse tema. Ficou decidido que o Sindicato cobrará da empresa maior lisura nos comissionamentos, além de melhoria nos processos seletivos. Uma das reivindicações será a disponibilização para o funcionário de sua posição nas concorrências.
Reestruturações eternas nas unidades de apoio
A reunião começou com o relato da reestruturação em curso em unidades de apoio do banco e que vem causando apreensão entre os trabalhadores dessas áreas. Enquanto em alguns locais, como o CSO Risco União, o desconforto é causado pela falta de funcionários ( estagiários estão realizando as funções), em outros, como o CSL, o temor vem da possibilidade de diminuição de dotação. Ficou determinado que haverá uma reunião com a diretoria responsável para tratar do tema, buscando garantir a remuneração e as condições de trabalho.
Outra reestruturação na Ditec?
Uma possível reestruturação na Ditec também preocupa os delegados sindicais. O Sindicato recebeu denúncia que, em uma gerência da Ditec, houve imposição ao uso de folgas nesse semestre. Ficou decidido que o Sindicato vai procurar a direção desse local para tratar dos temas.
MPT propõe concurso externo para funções de nível superior
Sobre a ação do Ministério Público, que recomenda a abertura de concurso público externo para o provimento das funções de nível superior no banco, foi relatado que haverá debate sobre o assunto no Congresso Distrital dos Funcionários do BB.
Mesmo com o serviço terceirizado de advocacia - onde escritórios são contratados por meio de credenciamento -, os advogados do BB sofrem com a sobrecarga de trabalho e ainda prestam trabalho não remunerado aos finais de semana. O assunto também estará em debate no Congresso Distrital.
Assédio moral e irresponsabilidade na gestão BB
Preocupado com a gestão temerária dos atuais gestores do banco, foi discutida a delicada situação que estão vivendo os bancários vítimas de assédio moral, enquanto a direção do BB abusa em atos de gestão temerária.
O secretário de Saúde do Sindicato, Wadson Boaventura, destacou a importância da participação dos bancários na pesquisa sobre gestão de riscos psicossocias relacionados ao trabalho. Além disso, o secretário ressaltou que foi o poder de organização da categoria que a levou à contratação de funcionários nos últimos anos.
Foi denunciado também o seguro para executivos D&O, que o BB faz para seus gestores em caso de responsabilização pecuniária. Esse seguro foi inclusive denunciado em matéria da Carta Capital do início do ano.
Ações judiciais coletivas do Sindicato
Secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Wescly Queiroz apresentou aos demais delegados o trâmite de cada ação judicial do Sindicato. Segundo o secretário, é de suma importância a estratégia nacional da categoria para alcançar a vitória nas demandas judiciais.
Ameaça golpista ronda o Brasil e a Venezuela
Outro assunto abordado na reunião de delegados foi a ameaça de golpe que alguns setores da sociedade estão apoiando em vários países latino-americanos. Como em 1964, a grande mídia continua fazendo papel desestabilizador sobre governos eleitos democraticamente no Brasil, Argentina, Bolívia e Venezuela. No Brasil, os setores que são contra as mudanças promovidas no país e apoiam o golpe militar convocaram uma marcha, reeditando o movimento que, no ano de 1964, deu impulso para os militares derrubarem o presidente eleito João Goulart.
Foi convocada uma contramarcha no mesmo dia, para reafirmar a democracia no Brasil e afastar de vez os espíritos golpistas.
Ao final do encontro, foi sugerida que a próxima reunião de delegados sindicais traga uma análise de conjuntura econômica e política.
Fonte: Seeb/Brasília - Da Redação