Notícias

home » notícias

24 de Março de 2014 às 23:00

25/03/2014 - Bancários de Brasília participam da Conferência de Comunicação Sindical da CUT/DF


Conferencia-comunicacao-sindical-eduardo-araujo(Brasília) - Disposto a contribuir com o debate e melhorar a visibilidade das informações veiculadas pelas entidades que representam os trabalhadores, o Sindicato dos Bancários de Brasília participa da Conferência de Comunicação Sindical e Oficina de Redes Sociais da CUT Brasília, iniciada nesta segunda-feira (24) na sede da Central. Quem quiser pode acompanhar os trabalhos pelo Facebook ou Twitter. 
 
O encontro acontece nesta segunda e terça-feira (dias 24 e 25 de março). O objetivo da Conferência de Comunicação Sindical e da Oficina de Redes Sociais é promover discussões e trocar experiências para organizar a imprensa sindical.
 
“A comunicação é estratégica na ação sindical e social e na disputa da classe trabalhadora pela hegemonia na sociedade. Então é preciso urgentemente organizá-la, criando uma rede entre CUT, sindicatos e entidades do movimento social para essas missões”, explicou o secretário de Comunicação da CUT Brasília, Marcos Junio.
 
Para o presidente do Sindicato, Eduardo Araújo, que participou de um dos painéis da conferência, a comunicação sindical é essencial para a luta coletiva. “A comunicação é um meio de formação e mobilização, além de registrar a nossa história”, afirmou Eduardo Araújo, ao citar o exemplo de sucesso da Rede Bancários de Comunicação. “Para chamarmos atenção dos trabalhadores, precisamos alinhar a realidade do ambiente laboral com a nossa linha política”, acrescentou.
 
Redes sociais
 
Secretária de Imprensa do Sindicato, Talita Régia também participa da conferência de comunicação da CUT Brasília. “A partir da nossa experiência nas redes sociais, vamos apresentar aos participantes sugestões para ampliar a visibilidade das lutas do movimento sindical”, observou a dirigente sindical, que vai coordenar uma oficina de mídias e redes sócias nesta terça-feira (24).
 
Além dos dirigentes sindicais, também participam da Conferência de Comunicação Sindical da CUT Brasília jornalistas e demais profissionais. A realização do encontro foi sugerida pelo Coletivo de Comunicação, que reúne dirigentes sindicais e profissionais do setor, em novembro.
“Vamos debater a história da imprensa sindical, como instrumento de resistência, organização e luta, as mudanças nas tecnologias de informação e conhecimento e nos processos de comunicação, bem como colher subsídios para a elaboração e implantação de política de comunicação sindical”, informa Marco Junio, que é coordenador do Coletivo de Comunicação.
 
Ele acrescenta que há necessidade de aperfeiçoar e implementar equipes e ferramentas, planejar ações, concentrar esforços humanos, destinar e racionalizar recursos, melhorar alcance e qualidade dos veículos, democratizar as informações e a produção e assegurar resultados efetivos em favor da mobilização, organização e lutas dos trabalhadores. “Essa é uma tarefa coletiva. Precisamos, reunir os conhecimentos de todos que estão se esforçando atualmente e parar de agir de forma isolada”, afirma Marcos Junio.
 
Veja aqui a programação da Conferência.
 
Rodrigo Couto
Do Seeb Brasília

Notícias Relacionadas