Crédito: SEEB/MT
Cuiabá MT - Na manhã desta sexta-feira (21/11), o Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT) se reuniu com a GRA/Gerência Regional de Agência do Itaú, Celma Amaral Campos, o GSO/Gerência de Suporte Operacional, Miguel Ferreira Martins e a Superintendente da Região 75, Celi Volek. O objetivo da reunião foi discutir diversos assuntos de interesses dos bancários do Banco Itaú.
Representando os bancários, participaram da reunião: o presidente do sindicato, José Guerra, os diretores: Natércio Brito, Italina Facchinni, Vânia Schembek, John Gordon e Ana Lúcia Nobres.
Os temas abordados foram: falta de funcionários, metas abusivas, assédio moral, agências com horário estendido e saúde e condições de trabalho e planos de saúde/odontológico, problemas que ocorrem nas duas áreas: Operacional e Comercial.
O diretor do sindicato e bancário do Itáu, Natércio Brito, além de representar os bancários de Mato Grosso também falou pela Coe/Itaú/Fetec/Cn, apresentando demandas dos Sindicatos dos Bancários do: Acre, Rondonópolis, Barra do Garças, Rondônia, Campo Grande, Dourados e Roraima, regiões em que a Superintendente Celi Volek, Celma Amaral e Miguel Martins, atuam.
Para Natércio Brito, os problemas se estendem, sendo o que mais tem afetado os bancários e a sociedade é a falta de funcionários, onde nas duas áreas, operacional e comercial, as equipes estão incompletas. A falta de bancários, além de sobrecarregar os bancários, provoca demora no atendimento, levando os clientes à irritação, chegando ao ponto de agredir verbalmente os bancários. Foi apontado também, a exigência de metas acima da pontuação exigida pelo Itaú e casos de assédio moral, onde alguns gestores vêm cometendo exageros nas palavras, colocam o bancário em situação de coação, chegam a discriminar e humilhar os bancários, em alguns casos na presença de clientes.
“Hoje os bancários/as estão preocupados, não apenas com a questão salarial, mas com a qualidade de vida. Os trabalhadores estão se sentindo pressionados e assustados com o excesso de metas. Eles não sabem se atendem o cliente ou se respondem os inúmeros emails, que chegam por dia, cobrando as metas”, ressaltou o representante da COE/ITAU.
Os problemas de infraestrutura também foram destaques, reformas de agências e defeito de aparelho ar condicionado, situações que provocam desconforto para trabalhadores e clientes.
Na ocasião, em nível local e regional, os representantes dos bancários, levaram ao conhecimento do Banco Itaú, que em diversas regiões os planos de saúde/odontológico: Unimed, Uniodonto e Interodonto apresentam problemas. Muita demora em marcar consultas, cirurgias e ainda falta de profissionais cadastrados tem sido as maiores reclamações dos bancários em várias regiões.
Outro problema amplamente debatido na reunião foi reintegração dos/as bancários/as que estão afastados por problemas de saúde. Os diretores do sindicato destacaram a necessidade de acompanhamento psicológico.
A secretária de formação e organização do SEEB/MT, Italina Facchinni, manifestou a sua preocupação com o sigilo das pessoas que estão em tratamento. Neste ponto a superintendente Celi Volek, disse ao sindicato que um de seus compromissos é “cuidar das pessoas” e que tem se empenhado em prestar solidariedade a essas pessoas e ainda destacou o programa “Fique Ok” que o banco Itaú desenvolve.
No final da reunião foi reafirmado tanto pelos diretores do sindicato como pelos representantes do banco Itaú a importância da reunião para dirimir os conflitos e estabelecer um diálogo permanente entre o sindicato e o banco.
Na avaliação dos diretores do SEEB/MT a reunião atingiu os seus objetivos, principalmente, em buscar o diálogo para resolver problemas como o número reduzido de funcionários nas agências e o assédio moral. Foi positivo ouvir da superintendente que o banco está contratando mais bancários, e que também os demais problemas serão avaliados pelo Itaú, mantendo aberto inclusive o canal de conversa com o sindicato.
Fonte: SEEB/Mato Grosso - Da Redação