Notícias

home » notícias

23 de Outubro de 2014 às 23:00

24/10/2014 - Entidades sindicais cobram o fortalecimento das Empresas Públicas, Estatais e Bancos Públicos


Cuiabá MT - O Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB/MT) participou do Ato em Defesa das Empresas Públicas, Estatais e Bancos Públicos realizado na manhã desta quinta-feira (23/10, em frente à Caixa Econômica Federal, no centro de Cuiabá.

As manifestações que estão ocorrendo em todas as capitais, convocadas pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) e pela Federação Nacional dos Empregados da Caixa (FENAE) tem como objetivo alertar a sociedade e os empregados da Empresas Públicas, Estatais e Bancos Públicos sobre as ameaças de privatização da empresa que surgiram nesta campanha eleitoral.

Durante o ato o presidente do SEEB/MT, José Maria Guerra, falou da importância que os bancos públicos têm para a sociedade brasileira e lembrou-se do fechamento do Banco do Estado de Mato Grosso (BEMAT). “Hoje o Estado de Mato Grosso  que acabou com o BEMAT foi obrigado abrir uma Agência de Fomento por falta de um agente financeiro que garanta linhas de créditos e fomento para as pequenas empresas e empreendimentos individuais. Essa proposta de redução dos Bancos públicos vem na contramão do desenvolvimento econômico do Brasil”, frisou o presidente lembrando também que são os bancos públicos responsáveis por programas de financiamento da casa própria, crédito estudantil e as linhas de financiamento da agricultura familiar.

O presidente da Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUT/MT), João Luiz Dourado, cobrou respeito e isonomia entre os empregados da Caixa. “Defendemos o fortalecimento dos bancos e das empresas públicas. Mas, nos trabalhadores/as queremos mais respeito e isonomia salarial entre todos os trabalhadores/as. Não admitimos redução de direitos nem que a vaca tussa”, alertou o  bancário e presidente da CUT/MT.

Também participaram da manifestação representantes da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) e o vereador do Partido dos Trabalhadores, Arilson da Silva. 

Fonte: SEEB/Mato Grosso 


Notícias Relacionadas