Por CUT/Mato Grosso
Cuiabá MT - No dia 1º de maio, tradicionalmente, há quase 30 anos, os movimentos sociais e sindicais se unem para realizar a Romaria dos Trabalhadores e das Trabalhadoras.
Este ano, não será diferente. A 27ª Romaria dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, neste primeiro de maio, terá como tema タワDireitos conquistados jamais devem ser tirados e sim ampliados”. Os romeiros irão se concentrar às 8h, na Praça central do Bairro Cristo Rei, em Várzea Grande e seguirão em caminhada até Paróquia Nossa Senhora das Graças, localizada no Parque do Lago.
Além dos eixos da Campanha da Fraternidade, a Romaria deste ano incorpora temas como: as alterações das Medidas Provisórias 664 e 665, o Projeto de Lei 4330, PL da Terceirização, Democratização da Mídia e a Reforma Política.
Sistema Financeiro
Um dos pontos de reflexão da romaria será o sistema financeiro. As cinco principais organizações financeiras que atuam no país - BB, Bradesco, Caixa, Itaú e Santander – juntas, ultrapassaram a marca dos R$ 59 bilhões. O maior lucro da história dos bancos do Brasil. E, a expectativa é de mais crescimento.
Todo esse lucro tem um alto custo para a classe trabalhadora e para a sociedade. A categoria bancária trabalha sob pressão exacerbada, extrapolando a jornada de 6 horas e muitas vezes, sob péssimas condições de trabalho: além dos ambientes insalubres ainda a falta segurança, ainda, sob o medo constante de demissão. Já, os clientes pagam altas taxas de juros e sofrem sérios problemas com cobranças indevidas, além de enfrentam agências lotadas com filas intermináveis e correndo riscos de serem assaltados. Enfim, todos perdem menos os bancos!