Evento reunirá especialistas internacionais e o ministro Berzoini
O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) organiza entre os dias 10 e 12 de abril o 2º Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação (ENDC), com a participação de militantes de todo o Brasil, reunidos para fortalecer a rede em defesa da Democratização da Comunicação.
O local escolhido para esta edição do evento é o Instituto Metodista Izabela Hendrix, em Belo Horizonte. O primeiro ENDC, em 2012, foi realizado no Recife.
"Reunir militantes e interessados no tema da Comunicação é essencial para estabelecermos uma estratégia de luta pela Democracia, que passa, necessariamente, pela questão da desconcentração dos meios de comunicação, pluralidade de pontos de vista e participação popular, além da concepção da Comunicação como um direito humano", afirma Rosane Bertotti, coordenadora geral do FNDC e secretária nacional de Comunicação da CUT.
"O Encontro é um espaço, também, para dialogarmos sobre experiências de Comunicação em nossas regiões", disse Rosane lembrando da iniciativa do Projeto de Lei de Mídia Democrática e da Campanha Para Expressar a Liberdade.
Participação Internacional
Na mesa que traçará o cenário internacional sobre a regulação das comunicações e os desafios do caso brasileiro, estão confirmados o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, o canadense Toby Mendel e Martín Becerra, docente na Universidade Nacional de Buenos Aires (UBA) e Universidade Nacional de Quilmes, na Argentina.
Também está confirmada a presença no evento de Gustavo Gómez, ex-assessor de comunicação do ex-presidente do Uruguai, José Pepe Mujica. O presidente foi o responsável pela sanção da Lei de Serviços de Comunicação Audiovisual (Ley de Medios), que garante diversidade e pluralidade na mídia do país vizinho.
Além da programação regular, há a possibilidade de entidades, coletivos, movimentos sociais, pesquisadores e ativistas autônomos inscrever propostas de atividades autogestionadas, que poderão ser temáticas (palestras, mesas-redondas, debates, oficinas, rodas de conversa e exposição de trabalhos acadêmicos) ou culturais (cênicas, musicais, performáticas, literárias e audiovisuais).
Programação
Sexta-feira, 10 de abril
16 horas (Concentração) - Ato político-cultural no centro de Belo Horizonte (MG)
Sábado, 11 de abril
9 horas - Ato Político de Abertura 10h/12h - O cenário internacional e os dilemas do Brasil para enfrentar a regulação
democrática para garantir a liberdade de expressão
12h /13h30 - Almoço
13h30 /15h30 - A luta por uma comunicação mais democrática na América Latina
15h30 /16h - Intervalo
16h - 18h - Atividades autogestionadas
18h - 19h30 - Jantar
19h30 horas - Internet, um direito fundamental
Domingo, 12 de abril
9h - Atividades autogestionadas
11h/13h30 - Projeto de Lei da Mídia Democrática e estratégias de lutas
13h30 /14h30 - Almoço
14h30 - Ato de encerramento
Fonte: Henri Chevalier - CUT