Votação começa nesta terça e vai até quinta em todo o estado
A Contraf-CUT manifesta todo o apoio à Chapa 2 - "Chapa das Bancárias e Bancários - O Sindicato de Volta para a Categoria" nas eleições para a nova diretoria do Sindicato dos Bancários do Espírito Santo, que começam nesta terça-feira (24) e se estendem até quinta (26).
Integrada por bancárias e bancários de bancos públicos e privados, a Chapa 2 está comprometida com a luta em defesa dos interesses de toda a categoria e da classe trabalhadora.
Devolução do imposto sindical, campanha permanente contra a privatização do Banestes, defesa da Caixa 100% pública e luta acirrada contra as metas abusivas e o assédio moral e sexual são algumas das propostas da Chapa 2. "Temos unidade e combatividade. Não pregamos o isolamento nem a transformação do sindicato em aparelho político", afirma o material de campanha.
Compromisso com a unidade nacional
"Nós apoiamos a Chapa 2 porque está em sintonia com o projeto de unidade nacional dos bancários da CUT, que representa mais de 90% dos bancários brasileiros. Com muita ousadia, mobilização e greves, essa construção vitoriosa conquistou a convenção coletiva nacional, que vale para funcionários de bancos públicos e privados de todo país. Desta forma, garantimos aumentos reais de salários todos os anos desde 2004, melhorias na PLR e importantes avanços sociais, bem como várias conquistas nas negociações específicas com o Banco do Brasil e a Caixa", afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT.
Para ele, votar na Chapa 2 é ampliar ainda mais os horizontes das lutas dos bancários de todo o Brasil. "Enfrentamos uma conjuntura difícil para a classe trabalhadora e, mais do que nunca, precisamos reforçar a nossa luta, organizando e mobilizando a categoria".
"Temos que combater sem trégua o PL 4330 da terceirização e fortalecer as campanhas nacionais e as negociações permanentes, onde enfrentamos os banqueiros e as direções dos bancos públicos. Queremos mais empregos, fim da rotatividade, melhores salários e condições de saúde, segurança e trabalho, combate ao assédio moral, fim das metas abusivas, igualdade de oportunidades e aposentadoria digna, entre outras reivindicações", salienta Cordeiro.
Votação
A votação contará com 18 mesas coletoras para garantir o direito de voto dos bancários e das bancárias. Haverá uma mesa fixa, localizada na sede do Sindicato, em Vitória, durante os três dias de votação, das 9h às 18h. As outras 17 mesas coletoras circularão pelas agências de todo o estado.
A eleição está sendo conduzida pela Comissão Eleitoral escolhida por votação em assembleia da categoria, realizada no dia 29 de dezembro do ano passado. A Comissão Eleitoral é composta por Titony Barcellos, Milton Porto e Eliézer Tavares.
O Sindicato completou 81 anos de história em janeiro e representa mais de 7.700 bancários em todo o estado.
Fonte: Contraf-CUT