Brasília - Na sexta-feira (20), o Sindicato se reuniu com a nova diretora de Gestão de Pessoas e Administração do BRB, Cristiane Bukowitz, que é funcionária de carreira do banco. Na ocasião, a entidade sindical externou votos de uma boa gestão, que seja equilibrada e voltada a primar pela boa relação entre a direção do BRB e seus funcionários, e que esta relação seja pautada pelo respeito e justiça. Disse ainda da expectativa dos funcionários quanto a seu trabalho, para o que contribui o fato de termos pela primeira vez um funcionário de carreira do banco na presidência de forma efetiva.
O Sindicato externou também a esperança de que a diretoria seja duradoura e que não se repita nesta gestão as constantes trocas a exemplo do ocorrido na gestão anterior. A diretora afirmou sim, que o que externou o Sindicato, serão as diretrizes de sua gestão, e destacou ainda que, o tempo de dedicação ao BRB e a vasta experiência em diversas áreas, inclusive como superintendente de Recursos Humanos ainda na década de 1990, contribuirão sobremaneira para um excelente trabalho, e que espera corresponder de forma muito satisfatória à expectativa de todos.
Na reunião, o Sindicato apontou assuntos de interesse dos funcionários que necessitam de discussão e resolução rápida. Confira, abaixo, a exposição dos assuntos e a resposta de Cristiane.
1) Reestruturação da Direção Geral
Cristiane afirmou que está em estudos, e que a expectativa é que, uma nova estrutura da alta administração do banco possa ser apresentada à assembleia geral ordinária do BRB que ocorrerá em abril. Sobre reestruturação de superintendências e gerências, ela disse que não há nada definido, e que qualquer alteração deve observar questões legais determinadas pelo Banco Central. Afirmou ainda que alterações serão estudadas pelo próprio corpo interno do banco, e que será observado também o melhor desenho para uma gestão condizente com um futuro que aponte para a perenidade com crescimento do BRB.
2) Contratações
O banco tem a obrigação de contratar 18 escriturários, ainda fruto de decisão do primeiro semestre de 2014 e 145 novas contratações entre escriturários e analistas de TI, conforme acordo coletivo da Campanha Salarial 2014/2015. Sobre os escriturários, o banco afirmou que há determinação judicial determinando a reserva de 24 vagas que estão sendo questionadas por convocados, cujas posses foram impedidas por avaliação médica do BRB.
Estes convocados recorreram à Justiça que determinou esta reserva até decisão sobre o mérito. Desta forma, segundo Cristiane, as 18 vagas restantes da decisão do primeiro semestre de 2014 não mais existem. Quanto a novas contratações de escriturários, ela afirmou que o banco está avaliando. Sobre os analistas de TI, o banco deve publicar ainda nesta semana a convocação de mais 17 novos funcionários.
3) Encarreiramento
A diretora Gestão de Pessoas e Administração do BRB assegurou que o banco pretende cumprir o prazo acordado com o Sindicato para encerrar as discussões sobre alterações no encarreiramento, tanto da carreira bancária quanto de TI, até 30 de abril, conforme consta de acordo coletivo. Esta discussão se iniciou há um ano, exatamente em fevereiro de 2014 e já teve duas prorrogações. O Sindicato frisou que não cabe novo adiamento para a conclusão das discussões.
4) PLR
Sobre o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) referente ao segundo semestre de 2014, Cristiane reforçou que o BRB ainda está estudando uma forma de contornar a dificuldade para pagamento desta PLR. Embora tenha havido graves alterações no cenário macroeconômico, o que ensejaria uma alteração no plano de metas, o banco ainda não o fez, o que contribuiu para o não atingimento de metas relacionadas a resultado comercial.
A persistir esta situação, sem nenhuma correção, quase a totalidade dos funcionários receberá apenas parte do que tem direito. O Sindicato reforçou sua reivindicação de ajustes para permitir o pagamento integral da PLR, de forma a não frustrar o conjunto dos empregados.
Sobre o modelo de PLR ora em vigor, Cristiane afirmou que ele não satisfaz e que o banco pretende propor alterações, ao que o Sindicato afirmou que está aberto a qualquer discussão, porém asseverou que, o fundamental é o banco potencializar seu resultado, o que permitiria uma PLR mais robusta para todos, independentemente de modelo.
Além desses assuntos, o Sindicato apresentou ainda outros sobre os quais a diretora Cristiane disse ser preciso buscar informações mais pormenorizadas para dar uma resposta. Desta forma, assuntos como: efetivação de gerentes de negócios júnior e substituições eventuais que se arrastam por meses terão suas respostas mais à frente.
Questionada sobre um prazo, a diretora disse que não poderia fixar uma data, mas se empenharia em fazê-lo o mais rápido possível.
Outros assuntos
O Sindicato cobrou ainda explicações sobre o contrato do banco com a Unisys, conforme divulgado pelo Correio Braziliense, uma vez que a diretora também responde pela área administrativa do banco. Cristiane afirmou desconhecer a especificidade do assunto, porém afirmou que todos os contratos são rigidamente acompanhados e que buscaria informações detalhadas sobre este em especial.
O Sindicato reiterou também sua reivindicação de que o banco revertesse os rebaixamentos ocorridos em dezembro de 2014, e também que o BRB se dispusesse a negociar uma saída para o passivo das 7ª e 8ª horas devidas aos funcionários que trabalharam indevidamente, cuja situação foi corrigida com o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR).
Por fim, o Sindicato externou a preocupação de diversos bancários sobre um link disponibilizado recentemente na intranet, que direciona para a Caixa Econômica Federal, uma vez que, em função de mudança de governo, qualquer elemento que indique a presença de qualquer outro banco gera desconforto pela sempre presente discussão sobre venda do banco. Cristiane afirmou que iria averiguar especificamente este link, porém afirmou que na intranet do banco há links para diversos outros sites, os quais são fundamentais para o dia a dia do trabalho do banco.
“Temos a disposição de diálogo permanente, e reafirmamos nosso compromisso na busca de objetivos comuns, como a defesa do BRB e de melhores condições de salário e trabalho. Este foi o primeiro de muitos encontros que pretendemos ter com a diretora de Pessoal do banco, na busca do melhor ambiente possível para o conjunto de funcionários do pessoal do banco e na busca do melhor ambiente possível para o conjunto de funcionários do BRB”, afirmou o diretor do Sindicato Antonio Eustáquio, que também é bancário do BRB.
Além de Cristiane, participaram da reunião representando o banco a superintendente de Pessoas Cíntia Freitas, e a gerente também da área de Pessoal Léa Paes Leme. Pelo Sindicato, além de Antonio Eustáquio, estiveram presentes ao encontro os diretores Cristiano Severo e Daniel de Oliveira, e ainda o secretário de Bancos Públicos da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN), André Nepomuceno, todos funcionários do BRB.
Fonte: SEEB/Brasília - Da Redação