(Dourados-MS) - Em assembleia na noite desta quinta-feira (20) os bancários de Dourados e Região elegeram a Comissão de Organização que irá auxiliar a Diretoria Executiva do Sindicato na realização do 7º Congresso dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da base do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região, que ficou assim composta: Fernando Stocco Missiato (Bradesco), Paulo Rodrigues de Castro (Santander) e, Juliana Junqueira F. Marrelli (HSBC). O Congresso, conforme o Art. 43 do Estatuto do Sindicato é o fórum máximo de deliberação da categoria. Na oportunidade foi definida também os dias 21 e 22 de março para a realização do referido Congresso. Sendo que no primeiro dia (21) acontecerá a abertura do evento na Câmara Municipal de Vereadores de Dourados, com uma análise de conjuntura nacional a ser proferida por Carlos Cordeiro, Presidente da Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), com a mesma sendo aberta a participação de todas as entidades do movimento sindical de Dourados e do Estado.
No dia 22, a sequência do evento acontece na sede do Sindicato e será restrita apenas a participação dos delegados eleitos em seus respectivos locais de trabalho, além dos representantes dos aposentados, que discutirão temas referentes à categoria bancária, destinada apenas aos delegados previamente inscritos para o 7º Congresso.
Além disso, a assembleia discutiu e deliberou também sobre o Regimento Interno que depois de aprovado pela plenária do 7º Congresso irá nortear os trabalhos do evento da categoria, com definições dos critérios de participação e também o número de delegados por local de trabalho.
Confira abaixo o Regimento Interno na íntegra
REGIMENTO INTERNO PARA O 7º CONGRESSO
O Congresso tem como objetivo: Avaliar a realidade da categoria e a situação política, econômica e social do país; definir a linha de ação do sindicato bem como suas relações intersindicais e fixar seus planos de luta. (art. 46 item II do Estatuto do Sindicato).
O Congresso bancário está previsto no Artigo 44 do Estatuto do sindicato, e será realizado nos dias 21 e 22 de março de 2014, com abertura prevista para as 19h00min do dia 21/03/2014, e encerramento previsto para as 17h00min do dia 22/03/2014, definido pelo seguinte regimento:
Art. 1º - Será denominado 7º Congresso dos Trabalhadores do Ramo Financeiro de Dourados e Região MS, e conforme o art. 43 do estatuto é fórum máximo de deliberação da categoria, podendo ser delegado(a) deste Congresso qualquer trabalhador do ramo financeiro da base do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região, sindicalizado até a data da eleição dos delegados(as), bem como os aposentados(as), sendo que os representantes serão aqueles eleitos no período de 24/02 a 14/03/2014, usando os seguintes critérios:
a) Será garantido a eleição de (02) dois delegados(as), para todas agências; para as agências com mais de 20(vinte) empregados, será garantido a eleição de mais um(1).
b) Todos os delegados(as) eleitos e inscritos terão direito a voz e voto.
c) Qualquer bancário poderá participar do Congresso como ouvinte, bem como os representantes das entidades convidadas.
d) Será garantido a participação de no mínimo (02) dois aposentados como delegados por banco.
Art. 2º - As eleições para a escolha dos delegados(as), serão efetuados nas próprias unidades, podendo haver o acompanhamento do Sindicato que se encarregará do envio do material para a realização da eleição.
Parágrafo Único - Os nomes dos(as) delegados(as) eleitos deverão ser entregues através do formulário de inscrição até o dia 17/03/2014.
Art. 3º - Serão delegados (as) natos ao Congresso, todos os diretores do Sindicato bem como os representantes do Conselho Fiscal e Delegados Sindicais de base, além dos bancários da base que ocupam cargos de dirigentes nas instâncias superiores do qual o sindicato é filiado.
Art. 4º - O credenciamento dos delegados (as) será feito no dia 22/03/14, no horário das 07h30min, até as 12h00min, no Sindicato dos Bancários, local da realização do Congresso.
Art. 5º - As propostas para serem votadas, deverão ser apresentadas por escrito até o início da plenária final e terão que obter 25% (vinte e cinco) por cento de aprovação nos grupos de trabalho, ficando automaticamente sem direito a apreciação as propostas apresentadas fora desse horário.
Art. 6º - O Sindicato enviará para todas as unidades a programação do Congresso com no mínimo 48 horas de antecedência da realização do evento.
Art. 7º - A mesa diretora do Congresso será eleita em plenária e constituída por:
- Presidente
- Vice-presidente
– 1º Secretário
- 2º Secretário.
Parágrafo único - A eleição da mesa diretora do Congresso será feita através de chapa completa e ocorrerá no horário e data indicada na programação.
Art. 8º - As inscrições de chapas para a mesa diretora serão feitas até as 08h00min do dia 22/03 no local da realização do Congresso.
Fonte: Seeb-Dourados e Região, por Joacir Rodrigues