Por Seeb/Rondônia - Rondineli Gonzalez
(Porto Velho-RO) - O Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) enviou, no último dia 14 de fevereiro, denúncia à Superintendência da Polícia Federal contra os bancos Santander, Banco do Brasil e Itaú por infração às leis federal e estadual de segurança bancária.
De acordo com o Sindicato a agência do Santander situada na rua José de Alencar, no Centro de Porto Velho, está há mais de 30 dias com a porta giratória sem funcionamento, o que afronta diretamente a lei federal 7102/83 e a lei estadual 2530/2011, que tratam da obrigatoriedade das instituições financeiras instalarem equipamentos de segurança nas suas unidades.
O BB tem uma agência situada na avenida Presidente Dutra que está há mais de seis meses com a porta giratória ‘parada, com defeito. Já a agência do Itaú, localizada na avenida Rio Madeira, em frente ao Porto Velho Shopping, desde sua inauguração, há aproximadamente três anos, nunca sequer se preocupou em instalar esse item que garantiria a segurança de funcionários, clientes e usuários.
“É uma situação que nos preocupa bastante, pois a porta giratória é um item obrigatório que dá mais segurança para as pessoas que trabalham nas agências e aquelas que nestas agências executam suas transações financeiras. Estamos falando de segurança, basicamente de vidas de funcionários e clientes e vamos continuar denunciando essas irregularidades até que alguma providência seja tomada”, destacou Euryale Brasil, secretário geral do SEEB-RO.