Crédito: SEEB/Brasília
Brasília - Após quase um mês e meio da entrega da pauta de reivindicações ao BRB, e após a apresentação de uma proposta concreta pela Fenaban (proposta rejeitada pelos bancários nacionalmente), na primeira negociação com o BRB, ocorrida nesta segunda-feira (22), o banco apresentou uma proposta abaixo da proposta da Fenaban. A proposta apresentada pelo BRB traz somente a concessão do índice de 7% sobre todas as verbas, ao passo que a Fenaban apresentou um índice maior que isso para o piso. O banco negou também a disposição de seguir a Fenaban.
Quanto às reivindicações específicas, o banco deu resposta somente a dois itens: o piso dos analistas da TI, que pela proposta do BRB iria a R$ 5.800,00, e a concessão de mais 200 bolsas para academia.
“Esta proposta, depois do longo prazo de entrega da pauta, e principalmente após a proposta da Fenaban, só pode ser tomada como acinte pelos funcionários. Não é possível que uma diretoria, que insiste em manter uma estrutura diretiva gigante, que não admite rever sua PLR, tem a coragem de apresentar esta proposta rebaixada. A diretoria do BRB está convocando os funcionários para a greve”, afirmou o diretor do Sindicato Antonio Eustáquio, que também é bancário do BRB.
O Sindicato rejeitou em mesa a proposta apresentada, e exigiu uma resposta fundamentada a todas as reivindicações da pauta específica. Cobrou também da diretoria uma proposta factível, que vá ao encontro dos anseios dos bancários do BRB.
“Em caso de negativa, mantendo esta postura desconstrutiva, não haverá outra alternativa senão os funcionários do BRB se juntarem aos demais bancários na greve nacional da categoria, cujo início está previsto para dia 30”, conclui Eustáquio
Nova negociação foi marcada para dia 29 de setembro.
Fonte: SEEB/Brasília - Da Redação