Notícias

home » notícias

22 de Janeiro de 2015 às 23:00

23/01/2015 - Sindicato rejeita política de terror e demissões do Santander em Brasília


Brasília - Os bancários do Santander de Brasília estão atormentados com a política nefasta de demissões que está ocorrendo rotineiramente nas unidades da região. Diversos funcionários foram demitidos sem justificativa e uma lista de nomes ameaçados de dispensa também foi divulgada entre os bancários. O Sindicato buscará negociações com o banco com o objetivo de coibir a prática de terrorismo e pressão exagerada para os trabalhadores da instituição da capital federal.

“A política de gestão de recursos humanos da Superintendência Regional de Brasília é de terror. Não houve diálogo nenhum com os trabalhadores antes dessas demissões e da divulgação da lista com os nomes dos trabalhadores que poderão ser demitidos. Esse modelo de atuação desestabiliza os funcionários e prejudica o ambiente laboral”, critica Jorge Kotani, diretor da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN) e bancário do Santander.

Representantes do banco comentaram informalmente que o motivo de algumas demissões seria a baixa produtividade. O Sindicato repudia essa ‘justificativa’, uma vez que os bancários demitidos têm bom desempenho. Um exemplo das demissões descabidas é a de um gerente-geral que foi dispensado mesmo cumprindo todas as metas. No caso dessa demissão, o banco alegou que haveria outros problemas para o desligamento do funcionário.

“A lista dos bancários que estão ameaçados de demissão afeta todos os funcionários do banco. Os colegas se sentem pressionados com a situação e com medo de também serem demitidos. A circunstância gera um clima nada saudável nas unidades de trabalho. O Santander tem que enxergar que essa pressão não favorece a produtividade e só prejudica os trabalhadores”, completa Jorge Kotani. 

Os bancários que se sentirem pressionados e/ou tiveram algum problema no banco podem procurar o Sindicato. A identidade do funcionário será mantida em sigilo. O telefone de contato é 3262-9000.

Thaís Rohrer
Do Seeb Brasília

Notícias Relacionadas