Brasília - Mais segurança nas agências é reivindicação constante do movimento sindical. Por isso, o Sindicato entregou, na terça-feira (13), ofício à Polícia Federal pedindo providências para fiscalização do cumprimento da Lei 7.102/83 e da portaria nº 387/2006, que tratam de segurança bancária e da obrigatoriedade de vigilante nas agências.
O Sindicato tem feito diversas denúncias e manifestações cobrando mais investimento em segurança por parte dos bancos nas agências do DF. Só na primeira quinzena de janeiro, já foram registradas quatro ações de bandidos em agências e terminais de autoatendimento na capital federal. Uma delas foi o assalto na agência dos Correios localizada no centro da região administrativa de Taguatinga, onde funciona o Banco Postal, que culminou em tragédia com a morte do sargento reformado do Corpo de Bombeiros Francisco Antônio de Sousa Barros, 56 anos, no dia 6 de janeiro.
O Sindicato também fez protestos por mais segurança na agência do Itaú da 510 Sul no dia 9 de janeiro. A agência também foi assaltada no inicio do mês.
Greve dos vigilantes
No ofício, o Sindicato também alertou a Polícia Federal sobre a greve dos vigilantes do Distrito Federal e pede uma fiscalização para que as agências bancárias não funcionem sem a presença do profissional de segurança, já que a situação deixaria os trabalhadores e a população ainda mais vulneráveis a atuação de bandidos.
Thaís Rohrer
Do Seeb Brasília