Cuiabá MT - O Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT) entrou com uma Ação com pedido de liminar para que o Banco do Brasil realize a contratação dos concursados que passaram no último concurso realizado pelo banco em 2013. O Sindicato cobra do banco as nomeações para atender a crescente demanda do Banco do Brasil e acabar com a sobrecarga de trabalho aos bancários.
De acordo com o secretário de Assuntos Jurídicos do SEEB-MT e funcionário do Banco do Brasil, Alex Rodrigues, o Sindicato recebeu informações que o banco tem 127 vagas disponíveis no Estado e o Banco do Brasil mantém sua morosidade para contratar. “Há urgente necessidade de contratações no Banco do Brasil e mais de 500 pessoas aguardam a nomeação do último concurso. Recorremos à justiça para que as contratações ocorram, pois o que não faltam nas agências são bancários sobrecarregados adoecendo e clientes reclamando da demora no atendimento”, diz.
O diretor ainda observa que o Banco do Brasil não cumpriu o Acordo Coletivo de Trabalho (CCT) 2013/2014 onde se comprometeu em contratar três mil novos funcionários até 30 de agosto deste ano. O que ocorreu na verdade, foi a redução de 2.173 postos de trabalho, de acordo com dados do Dieese.
A ação judicial é mais uma iniciativa do SEEB-MT para resolver o problema de falta de trabalhadores nas agências do Banco do Brasil em Mato Grosso. Entre as consequências desta defasagem estão bancários adoecidos que sofrem cobranças para atender demandas acentuadas, precarização do trabalho, agências superlotadas e clientes insatisfeitos com o tempo que aguardam para ser atendidos.
“A sobrecarga de trabalho no Banco do Brasil em razão da falta de contratações está deixando os funcionários doentes, há casos de pessoas que estão com problemas psiquiátricos e dependem de medicamento para trabalhar. O banco que lucrou mais de três bilhões neste primeiro trimestre tem condições de realizar as contratações, oferecer melhores condições de trabalho e melhorias para a população”, afirma o secretário Alex Rodrigues.
O concurso no Banco do Brasil foi realizado no dia 13 de janeiro de 2013 e homologado no dia 14 de abril do mesmo ano. O banco prorrogou por mais um ano o prazo para nomeações e mantém a morosidade nas contrações.
Por Marcela Brito- SEEB-MT