Porto Velho RO - Em um café da manhã realizado na manhã desta quinta-feira, 21, na agência Centro, em Porto Velho, o conselheiro eleito pelos funcionários ao Conselho de Administração do Banco do Brasil (Caref), Rafael Matos, fez uma longa explanação sobre as atribuições e a importância do Conselho para os funcionários, que agora podem participar com mais representação da discussão sobre os rumos da empresa e suas políticas estratégicas e as relações de trabalho estabelecidas pela direção do banco com o funcionalismo.
Eleito no ano passado, em votação realizada em dois turnos, Rafael disse que uma de suas principais bandeiras defendidas é a contratação de mais funcionários no BB.
“Há muitas vagas a serem preenchidas no Banco do Brasil e mesmo com a promessa de contratação de mais três mil funcionários nos últimos doze meses, ainda assim o quadro funcional continuará deficitário, já que o número de saídas (aposentados e desligamentos voluntários) ainda é maior que o de contratações. Isso gera a sobrecarga de serviço e, aliado à pressão pelo cumprimento de metas, o adoecimento dos trabalhadores. Apesar de encontrarmos algumas barreiras na lei, que nos impede de participar da votação de alguns itens, temos conseguido discutir as questões importantes relacionadas aos empregados”, destaca.
Rafael lançou, do dia 22 de julho, uma página na internet que pretende ser um canal de comunicação de mão dupla com o "objetivo de informar tudo o que acontece no mandato, dialogar e colher opiniões e impressões" dos bancários. O endereço do site é http://carefbb.com.br.
O Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) participou da reunião com o presidente José Pinheiro, o diretor de Formação e funcionário do BB Cleiton dos Santos, o diretor de Administração José Toscano e o diretor de Esportes Wanderson Modesto.
“A presença do conselheiro neste corpo a corpo com os funcionários é de extrema importância, pois assim ele ouve as reivindicações e questionamentos dos empregados para levar para a discussão e resolução com a diretoria do banco”, avalia José Pinheiro.
O CAREF
O Conselho de Administração do BB é composto por oito integrantes: além do eleito pelos funcionários, são mais quatro indicados pelo governo federal, o presidente do banco, dois representando os acionistas minoritários タモ hoje indicados pela Previ (Caixa de Previdência). Tem como função definir políticas e centralizar decisões estratégicas sobre negócios, crédito, orçamento, investimentos dentre outras questões.
Fonte: SEEB/RO