Porto Velho RO - O que parece ser roteiro de um filme virou realidade no Bradesco em Rondônia que, há algum tempo, simplesmente criou uma ‘estória’ para enganar seus clientes e usuários e, com isso, camuflar uma triste realidade dentro do banco privado, a alta carência no quadro de funcionários.
É esta a denúncia que chegou ao Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) nos últimos dois dias. De acordo com as informações passadas pelos próprios trabalhadores, alguns gestores estão orientando seus funcionários a dizer aos clientes que a agência está com o sistema fora do ar para não atender em alguns serviços - como abertura de contas - sem mencionar que os caixas eletrônicos ficam ‘indisponíveis’ por ordem dos gestores.
“A orientação é que digamos aos clientes que o sistema está fora do ar e, por isso, que ele deve voltar amanhã. No entanto, mesmo que esse cliente volte no dia seguinte, a desculpa continuará lá, com o suposto sistema fora do ar. É uma insólita falta de respeito com os clientes e usuários e com os próprios funcionários, que se veem obrigados a mentir para as pessoas”, avaliou um funcionário, que não quis se identificar por temer represálias por parte do banco.
A informação passada ao SEEB-RO dá conta de que esta orientação está sendo feita em todo o Estado caso haja uma demanda sobrecarregada de atendimento. No entanto, na agência existente dentro do Porto Velho Shopping, essa realidade parece ser permanente.
“Mesmo com os sucessivos lucros recordes obtidos a cada semestre, o Bradesco continua explorando seus empregados e desrespeitando a sociedade. É um caso que fere duramente a individualidade e a personalidade do trabalhador que, pressionado, acaba tendo que mentir para as pessoas. Vamos levar a denúncia à Gerência Regional do banco e aos órgãos fiscalizadores competentes”, menciona Euryale Brasil, secretário geral do SEEB-RO.
Fonte: SEEB/RO - Da Redação