(Brasília) - Em resposta às demissões imotivadas no Santander, o Sindicato intensificou nesta semana as manifestações nas unidades do banco no Distrito Federal. Os atos, que integram a jornada nacional de luta contra as dispensas, contou com amplo apoio dos bancários, clientes e usuários da instituição financeira. Nesta quarta-feira (21), dirigentes sindicais encontraram até uma agência fechada devido à falta de caixa.
Retrato do descaso com trabalhadores e população mostra bateria de caixa sem funcionários em uma das agências visitadas
O Santander eliminou 970 postos de trabalho nos três primeiros meses do ano. Com isso, o banco espanhol fechou 4.833 vagas nos últimos 12 meses, o que representa uma queda de 9,0% no quadro de funcionários.
As manifestações, que tiveram início no dia 12 de maio, prosseguem firmes e fortes no DF com diversas atividades de mobilização. Os atos buscam apoio da sociedade pela ampliação de empregos e garantia de boas condições e trabalho e de atendimento de qualidade.
O banco apresentou elevado número no fechamento de vagas neste ano, o que motivou os participantes do ato a exigirem que o Santander encerre as demissões e contrate mais bancários e bancárias.
Diretores do Sindicato estão recolhendo assinaturas dos clientes e usuários que são contra as demissões capitaneadas pelo Santander. As assinaturas serão entregues dia 27 de maio aos representantes do banco.
Naiara Marques
Do Seeb Brasília