por SEEB/Mato Grosso
Cuiabá MT - O Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB/MT) participará do Ato 24 Horas de Solidariedade Feminista que acontecerá nesta sexta-feira, 24 de abril. O Ato marca o inicio dos preparativos para a IV Ação Internacional da Marcha Mundial de Mulheres (MMM). Amobilização das 24 horas de solidariedade feminista é um movimento que integrará mulheres em todo o planeta por 24 horas, promovido pela Marcha Mundial das Mulheres.
De acordo com a diretora da Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUT/MT) e direção do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (SINTEP/MT), Marli Keller, emMato Grosso, as mulheres se organizam para a caminhada internacional pela solidariedade feminista que ocorrerá dia 24 de abril, das 12h às 13 horas. A concentração para o “Ato 24 Horas de Solidariedade Feminista”será a partir das 11h, na Praça da república. “Será o lançamento da Ação Internacional da MMM, que este ano terá como tema a exploração da mão de obra feminina, com a inclusão das pautas regionais, por isso em Mato Grosso um dos focos será a violência do Agronegócio e o tema é “Mulheres de MT contra as violências do agronegócio”” informa Keller.
Esta será a quarta ação. A data lembra a morte de centenas de mulheres do desabamento do prédio em Bangladesh, em 24 de abril de 2013. O edifício abrigava oficinas de costura de lojas famosas no mundo. A tragédia expressou a realidade de milhares de mulheres exploradas pela indústria da moda e beleza que escondem o horror do trabalho sem qualquer direito ou proteção.
A Marcha Mundial das Mulheres já realizou três ações internacionais, nos anos 2000, 2005 e 2010. “As ações da MMM se darão em várias regiões do Brasil. Os estados estão se organizando e pautarão as principais demandas da região no tocante às violações aos direitos civis, sociais e morais das mulheres”, explica a diretora da CUT/MT.